Instagram
Facebook
Twitter
Youtube

Notícias

Geral - Fundação Municipal de Vigilância e Trânsito (NAVETRAN)

Navetran vai iniciar fiscalização de veículos que transportam passageiros por aplicativo

Passado o período de orientação e cadastramento, a Fundação Municipal de Vigilância e Trânsito de Navegantes (NAVETRAN), alerta que a partir da próxima semana vai passar a cumprir o que está previsto na Lei n° 3339, de 23 de novembro de 2018, que dispõe sobre a exploração da atividade econômica de transporte privado individual remunerado de passageiros, com o uso intensivo da malha viária do município de Navegantes, mediante a utilização de aplicativo de Operadora de Tecnologia.
Data de inclusão: 21/02/2019 09:34

Passado o período de orientação e cadastramento, a Fundação Municipal de Vigilância e Trânsito de Navegantes (NAVETRAN), alerta que a partir da próxima semana vai passar a cumprir o que está previsto na Lei n° 3339, de 23 de novembro de 2018, que dispõe sobre a exploração da atividade econômica de transporte privado individual remunerado de passageiros, com o uso intensivo da malha viária do município de Navegantes, mediante a utilização de aplicativo de Operadora de Tecnologia. A Lei foi publicada na edição do dia 26 de novembro de 2018, no Diário Oficial dos Municípios (DOM) e estabelece as regras e critérios para que as operadoras e motoristas de aplicativos como Uber, Moobi, Táxi 99, entre outros, possam trabalhar no município sem sofrerem impedimentos ou penalidades.

De acordo com o secretário de Segurança Pública de Navegantes, Johnny Coelho, foi dado um prazo para as Operadoras de Tecnologia (OT) se regularizassem e para que os motoristas realizassem um cadastramento, que é gratuito, para deixar a situação regularizada junto ao Cadastro Municipal de Condutores. Segundo o secretário, este credenciamento é obrigatório e deve ser feito diretamente na Fundação Municipal de Vigilância e Trânsito (NAVETRAN), localizada na Rua Anibal Gaya, n° 149, Centro, junto à Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Cidadão.

“A regulamentação desta Lei já vinha sendo discutida há bastante tempo no município e deve contribuir significativamente para organizar este tipo de atividade, dando direitos e deveres para os motoristas de aplicativos, diminuindo ou eliminando o enfretamento entre estes motoristas e os taxistas, além do principal, que é dar total segurança aos passageiros que utilizam deste tipo de transporte”, enfatiza o secretário.

Vale destacar, que a Lei está em vigor e impõe diversas obrigações, entre elas, que as Operadoras de Tecnologia (OT) recolham tributos municipais, que os veículos tenham no máximo oito anos de fabricação, seguro para passageiros e contra terceiros e que os condutores apresentem certidão negativa de antecedentes criminais. A lei também prevê multas para quem for flagrado cometendo irregularidades.

A Lei determina, por exemplo, que motoristas de fora, não cadastrados no município, poderão trazer passageiros para a cidade, mas não poderão levar passageiros daqui. Outra determinação, que neste caso vale para todos os motoristas que realizam este tipo de serviço, é que só poderão aceitar corridas de passageiros que solicitaram o serviço de transporte através dos aplicativos.

Para ter acesso a publicação da Lei n° 3.339/2018 no Diário Oficial dos Municípios acesse o link: http://bit.ly/2P4rfXD

Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP

Imagens relacionadas

Navetran vai iniciar fiscalização de veículos que transportam passageiros por aplicativo
Navetran vai iniciar fiscalização de veículos que transportam passageiros por aplicativo

Receba novidades

Receba as novidades da Prefeitura de Navegantes no seu e-mail:

Endereço

R. João Emílio, 100 - Centro
Navegantes - SC
CEP: 88370-446

Fone: (47) 3342-9500