Representantes de Navegantes questionam portaria de reclassificação do “Mais Médicos”

01/03/2019 - 17:08h

Uma Comitiva de Navegantes, formada pelo Secretário-Adjunto da Saúde Aldo Peres Marques Filho, vereadores José dos Santos, Waldelir Guarezi e Cirino Cabral Neto, esteve em Brasília nessa semana. Na ocasião, os representantes visitaram, juntamente com a Deputada Federal Carmen Zanotto, o gabinete do Secretário Executivo de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Erno Harzheime.

Um dos assuntos com o secretário executivo foi a edição da portaria de número 07/2019 de 27 de fevereiro de 2019. Essa portaria faz a reclassificação dos municípios em níveis de 1 a 8. Navegantes, por sua vez, está classificada no nível 3, como cidade de médio porte e região metropolitana, próxima de capital.

A comitiva questionou sobre os critérios que foram adotados para essa classificação e o secretário explicou que foram critérios oficiais internos e que o Programa Mais Médicos está passando por uma reformulação, inclusive irá mudar de nome. Além disso, foi falado que a disponibilização de médicos para os municípios será prioritária para aquelas cidades mais longínquas, ribeirinhas, que na visão do Ministério da Saúde são as que mais necessitam do programa.

Com a classificação de Navegantes como nível 3, o município está impedido de repor qualquer profissional de Atenção Básica e acabará perdendo quatro médicos que atuam no Programa na cidade. A Secretaria da Saúde de Navegantes lamentou a edição dessa portaria, visto que a reposição desses profissionais se torna imprescindível para o bom atendimento da população.

Aguarde