Exposição “Manufaturado” recebe a visita dos alunos das escolas municipais

20/05/2019 - 14:03h

Caderno na mão e a tarefa escolar dos alunos da Escola Municipal Professora Badia de Faria, localizada no interior do município, no Núcleo Hugo de Almeida é de relatar o que observaram na Exposição “Manufaturado” da artista Maria Carmen Von Linsingen.

As obras trazem a lã de ovelha – cardada, não fiada, tingida e posteriormente feltrada, criando um ritmo de efeitos inusitados ao provocar momentos inesperados do inconsciente, numa manufatura escultórica de volume e cor transformada em luz. A combinação sugere uma musicalidade de cores num conjunto de degrades em diferentes escalas.

De acordo com o artista e Diretor Técnico da Fundação Municipal de Cultura, Nivaldo José Koppel, os trabalhos apresentados representam uma trajetória de estudos têxteis, resultado de um caminho percorrido em forma de tapeçarias.

“Uma das obras da artista Maria Carmen estará na Exposição Tramares em Madri, no Colégio Major Casa do Brasil – Centro Cultural, paralelamente à Bienal Internacional de Arte Têxtil Contemporânea. Vale ressaltar que a obra selecionada para essa exposição na Europa foi exposta pela primeira vez em nossa galeria,” destacou o diretor.

A artista Maria Carmen explica que a obra que foi convidada para expor em Madrid é intitulada " Maré Baixa" que foi utilizada técnica de feltragem e o material utilizado foi lã de carneiro. E algumas obras dessa exposição trazem à tona formas orgânicas e que a simetria dos movimentos sinuosos reforça uma pretensa exatidão, porém a rebeldia da matéria sugere liberdade.

“O olfato, um dos sentidos bem desenvolvidos neste fazer, contagia com os aromas naturais da lã e dos diferentes pigmentos usados nas tingiduras. A visão passa a ser aguçada e crítica na definição de cores e formas. O tato permite que as cores se transformem em luz com as formas em movimento,” finalizou a artista.

Texto: Vânia Voltolini SC 01057 JP