Prefeitura de Navegantes cobra providências sobre condições do Molhe Norte

21/05/2019 - 18:56h

O prefeito de Navegantes Emílio Vieira, acompanhado de secretários municipais e equipe técnica, esteve visitando o “Molhe Norte” ou “Farol da Barra”, um dos principais cartões postais da cidade, localizado no bairro São Pedro. O objetivo foi conferir “in loco” a atual situação do “Molhe de Navegantes, fechado há mais de três anos, em decorrência das obras de ampliação da bacia de evolução do Complexo Portuário de Itajaí, que teve seu canteiro de obras retirado do local e a obra declarada finalizada pela empreiteira responsável, Construtora Triunfo, contratada através de parceria entre o Governo Estadual e a Superintendência do Porto de Itajaí.

A primeira reação do prefeito de Navegantes foi de surpresa com a situação de total abandono encontrada logo na entrada do portão de acesso ao Molhe Norte. Logo em seguida, ao percorrer o local, o sentimento de indignação tomou conta de toda a comitiva, ao se deparar com o maior cartão postal do município completamente em ruínas, com montanhas de pedras amontoadas para todos os lados, muita sujeira, mato, pista asfáltica danificada, postes caídos ou sem a fiação que iluminava a praia, cercas de proteção arrebentadas e pedras soltas, colocando em risco os moradores e turistas, que sem qualquer tipo de vigilância, adentram o local sem permissão para observar a entrada dos navios, pescar, praticar esportes ou simplesmente contemplar a beleza do local.

“O molhe é um dos maiores pontos turístico do município de Navegantes, e da forma que se encontra hoje, causa significativo prejuízo ao município, principalmente o setor de turismo. Qualquer autoridade ou cidadão comum que for até lá vai perceber que está tudo abandonado e que praticamente nada foi feito do lado de cá para garantir uma infraestrutura adequada a um lugar tão importante. Ao contrário disso, toda a estrutura que havia no local e que oferecia condições de uso seguro ficou comprometida ou danificada. Queremos uma solução, o mais breve possível, dos responsáveis pela obra da bacia de evolução, pois não é justo para o nosso município e nem para nossa população ficar com o prejuízo e sem perspectiva que esta obra seja de fato finalizada”, enfatiza o prefeito Emílio.

Na tarde desta terça-feira (21) foi encaminhado um ofício a Superintendência do Porto de Itajaí e ao Governo do Estado, com um relatório fotográfico em anexo, solicitando providências urgentes e respostas de como vai ficar a situação do Molhe Norte de Navegantes.

Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP