CREAS de Navegantes apresenta trabalho na 1ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia na Assistência Social

11/06/2019 - 19:50h

Os técnicos do Centro de Referência em Assistência Social (CREAS) de Navegantes participaram, na última sexta-feira (7), da Etapa Sul da 1ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no Sistema Único de Assistência Social, organizada pelo Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina, no Campus Continente da UNISOCIESC, em Florianópolis.

Com o tema "Interdisciplinaridades: O SUAS, a Psicologia e seus (des)encontros", o evento reuniu profissionais, professores, pesquisadores e estudantes de Psicologia e demais trabalhadores que atuam na Política de Assistência Social e em Políticas Públicas conjuntas nas ações socioassistenciais.

O psicólogo Aldrin Duarte e o advogado Alex da Silva Anhaia falaram sobre o Trabalho Interdisciplinar no CREAS de Navegantes. Segundo os técnicos, com as significativas alterações na estruturação da Política de Assistência Social, o CREAS de Navegantes, por meio da Lei Complementar Municipal nº 274/ 2015, criou os cargos de psicólogo, assistente social e advogado com atuação exclusiva.

Para eles, a ocupação por servidores efetivos foi um passo importante para o fortalecimento dos trabalhadores no SUAS. “A política de assistência social, que ainda busca reconhecimento, tem nessa experiência, o aprimoramento da relação com a comunidade, com a rede de proteção e com o sistema de justiça. E ainda, proporciona segurança ao profissional para tomada de decisões e medidas para fazer sanar as violações de direito. Compartilhar estas experiências, principalmente da interface da psicologia com o direito no espaço do CREAS, poderá auxiliar outros profissionais a se identificarem na rede e se empoderarem das ferramentas para garantia de direitos, assim como valorizar os serviços ofertados e os trabalhadores”, destacaram.

Texto: Louise Benassi