20/06/2019 - 01:01h

A Prefeitura de Navegantes, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública, informa que em decorrência do feriado prolongado e de obras em trechos das BR’s 470 e BR 101, o trânsito no acesso ao ferry boat na travessia de Navegantes para Itajaí encontra-se lento e congestionado, devido ao grande número de veículos que estão entrando no município para utilizar a balsa como caminho alternativo, no sentido à Florianópolis. A estimativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) é que mais de um milhão de veículos circulem pela região durante o feriadão.

O movimento de veículos é intenso desde o meio-dia e para orientar os motoristas e organizar as longas filas, a Navetran isolou algumas ruas transversais e está com seus guardas nos pontos mais críticos no acesso ao ferry boat.

A previsão é que o movimento seja intenso durante todo o feriadão e uma das opções para os motoristas que viajam no sentido Curitiba – Florianópolis, via BR 101, além do ferry boat, em Navegantes, seria entrar na BR 470 (virar à direita) e após 12 km, pegar a ponte de acesso ao município de Ilhota, a ponte é duplicada e o acesso está sendo bem mais rápido do que via ferry boat. Outra opção para quem quer evitar ficar preso nos congestionamentos, conforme orientação da Navetran, seria evitar os horários de pico e viajar durante a noite ou a madrugada.

A Secretaria de Segurança Pública de Navegantes informa, ainda, que está programando um estudo e vai exigir que a empresa que administra o ferry boat assuma a responsabilidade de organizar as filas durante os períodos de congestionamento, o que tem gerado muitos transtornos para os moradores da cidade, que ficam presos nos engarrafamentos e para quem pretende atravessar a balsa, já que muitos “espertinhos” não obedecem as regras e tentam furar as filas, provocando discussões e brigas entre os motoristas.

Outra medida que o município deve tomar nos próximos dias é a abertura de concurso público para aumentar o número de agentes de trânsito e guarda municipal.

A Prefeitura de Navegantes aproveita para desejar um bom feriado a todos e solicita cuidado redobrado para quem vai pegar a estrada.