CETA chama atenção sobre as hepatites

02/07/2019 - 19:28h

A hepatite é a inflamação do fígado e pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

De acordo com a enfermeira do CETA, Helena Soares, a hepatite é uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas e se não for tratada, pode causar sérios problemas para a saúde, originando até a cirrose hepática ou câncer de fígado. As hepatites existem cinco denominações do vírus. Os tipos B e C exigem mais cuidados.

A hepatite pode levar anos para se manifestar e normalmente a pessoa não apresenta nenhum sintoma da doença. Lembrando  que para o diagnóstico precoce existe tratamento para combater o vírus.

O CETA fica localizado na Av. Santos Dumont - 448, local em que são realizados atendimentos e testes rápidos para hepatites B e C. “Se o resultado for positivo, o município disponibiliza todo o atendimento necessário para o acompanhamento da possível evolução da doença,” ressalta a enfermeira.

Saiba mais:

Os sintomas da hepatite podem ser: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Para saber se há a necessidade de realizar exames que detectem as hepatites, observe se você já se expôs a algumas dessas situações:

  • Contágio fecal-oral: condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (vírus A e E);
  • Transmissão sanguínea: se praticou sexo desprotegido; ou compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam (vírus B, C e D);
  • Transmissão sanguínea: da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação (vírus B, C e D).

Texto:  Vânia Voltolini SC 01057JP

Download das fotos em alta resolução

Aguarde