Grupo de Tabagismo é referência regional na Saúde de Navegantes

15/07/2019 - 13:02h

A equipe de Estratégia da Família da Unidade Básica de Machados recebeu vários profissionais do município de Penha para mostrar o trabalho desenvolvido por meio do Programa de Controle do Tabagismo.

O Secretário Adjunto da Saúde, Aldo Filho, participou do encontro e ressaltou a importância do grupo de tabagismo e do trabalho profissional que é realizado, referência para as outras cidades.

“Temos uma equipe multidisciplinar com acompanhamento médico, psicológico, assistente social, farmacêutico, enfermagem e fisioterapia. São muitas histórias de sucesso, 70% dos pacientes deixaram de ser fumantes. Para quem deseja parar de fumar deve procurar a Unidade Básica de Saúde de Machados para participar do programa,” destacou o secretário.

A Coordenadora Municipal do Programa, Marlova Cescon Haeffner, explica que o programa é desenvolvido há 6 anos e abrange todo o município de Navegantes. “Somos a única Unidade que disponibiliza atendimento multidisciplinar em grupo e tratamento medicamentoso aos pacientes quando se faz necessário,” afirma.

O Tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que 40% da população mundial adulta sejam fumantes.

O morador de Navegantes que queira parar de fumar, pode entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde de Machados (3185-2002) e deixar o nome e telefone. As inscrições estão abertas durante todo ano.

Texto: Vânia Voltolini SC 01057JP