Navegantes emite média 80 carteiras de identidade por dia

16/07/2019 - 14:17h

Além do atendimento presencial, o município disponibiliza equipe para coleta de digitais de pessoas acamadas.

Um dos serviços mais procurados pela população de Navegantes é a confecção da Carteira de Identidade. O município chega a emitir, em um único dia, cerca de 80 documentos. A emissão das cédulas de identidade acontece na Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social, de segunda a sexta-feira, das 08 às 12 horas e das 13 às 17 horas e é realizada em parceria com o Governo do Estado.

De acordo com o secretário de Segurança Pública do município, Johnny Eurico Coelho, não existe idade mínima para obtenção da Carteira de Identidade, inclusive recém-nascidos podem ter o documento, lembrando que menores de 16 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais. “Não é cobrado qualquer tipo de taxa para a emissão da primeira via do documento, que deve ser renovado no máximo a cada 10 anos”, orienta.

O secretário informa, ainda, que o município disponibiliza um funcionário e veículo para fazer a coleta de digitais de pessoas acamadas, impossibilitadas de se dirigir até a secretaria. Outra novidade, conforme Johnny, será a implantação, no segundo semestre, de equipamentos para emitir a Carteira de Identidade 100% digital.

Por falar em identidade, a moradora Catiane Soares, mãe das gêmeas Maria Clara e Maria Clarisse (foto em anexo), de apenas cinco meses de vida, aproveitou o serviço oferecido pelo município e já providenciou o documento para as meninas.

Confira os documentos obrigatórios para solicitação da cédula de identidade:

- Documentos obrigatórios para Solteiros:

- Comprovante de residência;

Certidão de nascimento (original e legível).

- Documentos obrigatórios para Casados:

- Comprovante de residência;

- Certidão de casamento (original e legível).

-Documentos obrigatórios para Divorciados, Separados ou Viúvos:

- Comprovante de residência;

- Certidão de casamento com averbação (original e legível).

A Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão está localizada Rua Aníbal Gaya, n° 149, no Centro, junto a NAVETRAN.  O telefone para contato é o (47) 3185-2001.

Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP