Grupos de Saúde Mental e Dor Crônica serão implantados na Unidade do Porto das Balsas

18/07/2019 - 19:10h

No mês de agosto, a Unidade Básica de Saúde do Porto das Balsas, estará implantando o grupo de Saúde Mental e também o grupo de Dor Crônica. De acordo com a coordenadora da Unidade, Mitie Aoki Lopes, uma vez por semana, a equipe do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família prestará um suporte com profissionais para o atendimento dos pacientes, que vão participar destes grupos com psicólogo e fisioterapeuta.

No Grupo da Saúde Mental, o médico da UBS do Porto das Balsas, Dr. Oscar Misael Ayala Pizana, ministrará palestras sobre o tema e também sobre os efeitos do uso habitual das benzodiazepinas (ansiolíticos: grupo de substâncias que tem o nome de benzodiazepinas, um exemplo, temos neste grupo, o “Diazepam”).

 “Uma das principais propostas de trabalho para o Grupo de Saúde Mental será o de esclarecer, orientar e conscientizar os pacientes sobre o perigo do consumo habitual das benzodiazepinas, alertando os pacientes sobre os efeitos secundários do uso prolongado dessas medicações,” explicou.

A quantidade de prescrições e o número de pacientes dependentes das benzodiazepinas são alarmantes. Os ansiolíticos são viciantes e o abuso dessas medicações podem comprometer a memória e a concentração, prejudicando a capacidade de organizar a vida diária.

Para o médico Oscar Ayala Pizana o stress e a vida moderna são os principais motivos relatados pelos pacientes nos consultórios e os ansiolíticos são mais eficazes na fase aguda dos distúrbios de ansiedade, porém na sequência, o tratamento pode ser associado com a psicoterapia e outras técnicas comportamentais.

“ E essa é a proposta do Grupo da Saúde Mental que terá a equipe de profissionais da Unidade e também a psicóloga do NASF, a Jaqueline de Paula, que vai nos ajudar a desenvolver o trabalho, orientando e apoiando os pacientes nesta etapa da recuperação,” destacou o médico.

Vânia Voltolini SC 01057 JP

Download das fotos em alta resolução

Aguarde