Autoridades discutem medidas de segurança para as festividades no aniversário de Navegantes

07/08/2019 - 21:36h

A administração municipal preparou para este mês de agosto um calendário de eventos repleto de atrações para comemorar, junto com os moradores e visitantes, os 57 anos de emancipação político-administrativa de Navegantes. Um dos grandes atrativos da programação de aniversário são os shows nacionais, entre eles a Banda Dazaranha (dia 23), a cantora gospel Bruna Karla (dia 24) e o “baile do nego véio” Alexandre Pires (dia 25), que devem atrair grande público para a estrutura que será montada na Praça Central da Praia.

Mas, uma das preocupações do Poder Público Municipal é realizar um evento de qualidade e com total segurança para os participantes. Pensando nisso, foi realizada na tarde desta quarta-feira (07), uma reunião no gabinete do prefeito, contando com a participação das secretarias municipais (comissão de aniversário), juntamente com representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Corpo de Bombeiros Voluntários.

Durante o encontro foi apresentada a programação completa do mês de aniversário e elencados os eventos que necessitam de maior estrutura e atenção na questão de segurança. Foram apresentadas sugestões e cada entidade envolvida se comprometeu em auxiliar, dentro de suas competências, para que os eventos aconteçam com sucesso e segurança para todos os participantes.

Ficou definido que juntamente com a estrutura de palco, tendas e banheiros, será montada uma central de apoio, com ambulatório e equipe de saúde, contando também com três ambulâncias e equipe de 30 socorristas do Corpo de Bombeiros Voluntários, além de ponto de acesso para viaturas e veículos de emergência. O Corpo de Bombeiros Militares ficará encarregado de vistoriar a estrutura e liberar o alvará de funcionamento, desde que sejam cumpridas todas as exigências legais de segurança. A Polícia Militar também estará presente com viaturas e policiais dando apoio a parte externa da festa. Já a segurança interna será de responsabilidade da empresa privada, que ganhou a licitação pública. A Navetran – Fundação Municipal de Vigilância e Trânsito fará os desvios necessários no trânsito, sinalizando e orientando os motoristas para que circulem com seus veículos pelas vias paralelas. Já a Secretaria de Obras estará com uma equipe de prontidão, encarregada da limpeza na Avenida Beira-mar, logo após o término de cada evento.

Conforme o secretário municipal do Turismo, Cassiano Júnior, a expectativa de público é bastante grande, principalmente no domingo (25), quando acontece o show nacional do cantor Alexandre Pires. “Esta reunião foi muito importante e produtiva, pois cada entidade colaborou com sugestões e se comprometeu à ajudar, para que o evento seja o mais organizado e seguro e, que as pessoas, moradores e visitantes, possam aproveitar para curtir as atrações que a administração municipal está trazendo com todo o carinho para marcar os 57 anos de aniversário da cidade”, enfatiza o secretário.

Proibido garrafas e copos de vidro

Outra preocupação dos organizadores e dos órgãos de segurança é que se faça cumprir a Lei que proíbe a entrada nos eventos públicos com garrafas e copos de vidro. A orientação para os comerciantes e para o público é que utilizem no local apenas bebidas envazadas em recipientes plásticos, latas e similares, evitando materiais cortantes.

Vale ressaltar, que não está proibida a entrada do público com bebidas e sim, a utilização embalagens de vidros, que podem por em risco a segurança dos participantes.

Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP

Secretária de Comunicação Social – Jornalista Maila Santos