Município busca alternativa para reconstrução da Gruta de Pedreiras

05/09/2019 - 18:48h

Após o incêndio com indício criminoso, na noite de 29 de agosto, na Gruta de Nossa Senhora de Guadalupe, em Pedreiras, o município está em busca da solução para a reconstrução da Gruta. Na quarta-feira, 4, aconteceu uma reunião da Secretaria de Turismo, com o secretário da pasta, Cassiano Junior, representantes da FUMAN, da sociedade civil e do Grupo de Escoteiros Plácido Marcondes.

O objetivo é alinhar as ideias para que um dos pontos de turismo religioso de nossa cidade, seja reconstruído o mais breve possível.

O secretário de Turismo explica, que como já foram três incêndios no local, a intenção agora é reconstruir com material mais resistente, ao mesmo tempo que seja compatível com a área de preservação natural. Na próxima semana, os engenheiros da prefeitura estarão desenvolvendo um projeto para o local.

A imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, que é de gesso, ficou danificada, entretanto, o restaurador Hélio Fagundes, de Itajaí, se prontificou a vir avaliar se é possível restaurá-la e se for, ele fará o serviço gratuitamente.

Cassiano explica ainda que o prazo para a recuperação da área afetada, que inclui a reconstrução dos acessos e o replantio das mudas nativas, dependem da finalização do projeto, mas que, assim que estiver concluído, imediatamente, será levado ao prefeito para que seja definida a melhor forma de trabalho.

Texto: Maila Santos SC 01773/JP