Cerca de 250 jovens de Navegantes fazem Juramento à Bandeira e recebem CDI

10/09/2019 - 18:25h

Cerca de 250 jovens que completaram ou completam 18 anos em 2019, participaram na manhã desta terça-feira (10), no Ginásio Municipal de Esportes Prefeito Domingos Angelino Régis, no Centro, da cerimônia de Juramento à Bandeira e entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

O evento foi organizado pela Junta do Serviço Militar de Navegantes (33ªJSM) e contou com a presença de autoridades militares, autoridades municipais e familiares dos reservistas.

Alistamento obrigatório

Todo jovem do sexo masculino no ano em que completa 18 anos deve fazer o alistamento militar obrigatório. Quem está em débito com o Serviço Militar não poderá, por exemplo, prestar concurso público, obter passaporte, ser matriculado em universidade, ser efetivado como funcionário público, assinar contratos com a administração pública, entre outras dificuldades.

A penalidade para o delito é o pagamento de uma multa, proporcional ao tempo de atraso na regularização do alistamento. Para poder regularizar a situação, basta o interessado procurar a Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência.

Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP

Secretária de Comunicação Social: Jornalista Maila Santos