Alunos do 9° Ano organizam Feira Literária sobre a Segunda Guerra Mundial

18/09/2019 - 17:12h

Acontece nos dias 23 e 24 de setembro, na Escola Municipal Professora Maria Ivone Muller dos Santos, localizada no bairro São Paulo, uma feira literária com o tema: “Segunda Guerra, vivências históricas e literárias”. O evento é organizado pelos alunos do 9° Ano e também conta com a participação de estudantes da mesma série da Escola Municipal Professora Vilna Correa Pretti.

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito bélico que ocorreu na primeira metade do século XX, envolveu mais de setenta nações, opondo os Aliados às Potências do Eixo. A guerra teve início em 1° de setembro de 1939, com a invasão da Polônia pela Alemanha e as subsequentes declarações de guerra da França e da Grã-Bretanha, estendendo-se até 2 de setembro de 1945.

De acordo com os professores envolvidos na feira, trabalhar este tema, geralmente, chama muito a atenção dos alunos, pois, é um dos temas mais investigados e que o cinema mais retrata. Neste intuito, as professoras Benta Cristina Souza, Luciana Fidelis e Luciana Soares, pensaram em ensinar o tema de uma forma diferenciada e que o processo de ensino aprendizagem se tornasse mais prazeroso e fácil para os estudantes.

Buscando uma maneira diferente de ensinar este conteúdo, as professoras então pensaram em fazer algo diversificado sem deixar de lado o estudo programado para a série em questão, o 9° Ano. Deste modo, para que o aluno pudesse vivenciar de forma ampla o conhecimento que foi proposto, foi pensado na realização da Feira Literária, com livros que tratam da temática e stands com assuntos históricos, fundamentais para entender a Segunda Guerra Mundial. Os estudantes também estão empenhados na organização de salas temáticas, com personagens da literatura, como fio condutor para entender e vivenciar um pouco do que foi a Segunda Guerra.

Durante esta semana, os alunos Anna Francisca dos Santos Figueiredo e Carlos Andrey dos Santos, acompanhados da professora Benta Cristina Souza e da diretora da escola Alexandra Rover, estiveram na Prefeitura falando do projeto e convidando o prefeito Emílio Vieira para prestigiar a feira literária.

Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP

Secretária de Comunicação Social: Jornalista Maila Santos