NAVETRAN realiza palestras nas escolas durante a Semana Nacional do Trânsito

24/09/2019 - 14:56h

A Fundação Municipal de Vigilância e Trânsito de Navegantes (NAVETRAN), está realizando palestras nas escolas municipais em alusão a Semana Nacional do Trânsito, que ocorre em todo o país de 18 a 25 de setembro. O tema da campanha é: “No trânsito, dê sentido à vida” e segue as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) para redução de 50% dos índices de mortalidade no trânsito nos países membros.

De acordo com o superintendente da NAVETRAN, Johnny Eurico Coelho, neste ano, o foco das mobilizações está nos mais vulneráveis no trânsito: pedestres, ciclistas e motociclistas. A Semana Nacional do Trânsito faz parte da campanha educativa do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para 2019, prevista na Resolução nº 771/2019. “Estamos com dois agentes de trânsito percorrendo as escolas do município, abordando o tema, respondendo perguntas e orientando os alunos de como se portar no trânsito, principalmente nas entradas e saídas das escolas e em lugares movimentados”, informa o superintendente.

Sobre o Dia Nacional do Trânsito - comemorado em 25 de setembro.

Esta data está inserida na Semana Nacional do Trânsito, que ocorre anualmente entre 18 e 25 de setembro. O principal objetivo da campanha é o desenvolvimento da conscientização social sobre os cuidados básicos que todo o motorista e pedestre deve ter no trânsito.

O Dia Nacional do Trânsito foi instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. Todos os anos um tema específico é debatido ao longo de toda a Semana do Trânsito. Os temas abordados são escolhidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

É essencial o ensino de atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito, para que as estatísticas alarmantes de acidentes nas estradas possam mudar. O Brasil é um dos países com mais acidentes de trânsito, nos quais morrem por ano aproximadamente 40 mil pessoas.

Algumas das atitudes que ajudam a evitar acidentes no trânsito são:

- Não dirigir alcoolizado;

- Não usar o celular enquanto dirige ou atravessa as ruas;

- Não ultrapassar o limite de velocidade;

- Usar sempre o cinto de segurança;

- Atravessar a rua nas faixas de pedestres;

- Conhecer e respeitas todos os sinais e leis de trânsito.

*Fonte: DNIT

Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP