Segurança Pública - Geral - Defesa Civil

Flagrante de extração mineral irregular em Escalvados

Uma operação na tarde desta quinta-feira (26) flagrou a extração irregular de barro e minerais de uma área localizada em um morro do bairro Escalvado, região do interior do município de Navegantes.
Data de inclusão: 26/09/2019 17:34

A ação foi coordenada pela Secretaria de Segurança Pública de Navegantes, através da Defesa Civil Municipal em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Polícia Militar de Santa Catarina, com a atuação do Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo (GRAer) e Navetran.

Com o auxílio de viaturas e até do helicóptero da PMSC, foi possível identificar a área e os maquinários que realizavam a extração do material, com a licença ambiental vencida e também sem cumprir os requisitos exigidos na licença anterior, para garantir a segurança dos moradores daquela região. O Ministério Público também foi informado do fato e solicitou o apoio do IMA na operação.

De acordo com o responsável pela Defesa Civil de Navegantes, Johnny Eurico Coelho, a área foi interditada pela Defesa Civil e pelo IMA, juntamente com os maquinários que estavam no local. “Além do risco eminente de pedras rolarem em direção à comunidade, o local ainda apresentava extração de material muito próximo às residências. Os caminhões também destruíram parte da via pública que dá acesso ao morro. A empresa foi notificada e terá que apresentar, além da licença ambiental, laudo técnico garantindo a segurança da área de exploração”, explica.

A denúncia partiu de dezenas de moradores do bairro, que procuraram a Defesa Civil e o Ministério Público para tomarem as devidas providências. Todo o relatório da operação, inclusive com fotos aérea, será encaminhado ao Ministério Público nos próximos dias, para análise do promotor Márcio Gai Veiga, responsável pela Promotoria Ambiental da Comarca.

Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP

Secretária de Comunicação Social: Jornalista Maila Santos