NAVETRAN instala bicicletários e proíbe bicicletas amarradas em postes e placas

02/10/2019 - 19:30h

A Fundação de Vigilância e Trânsito de Navegantes informa a comunidade, principalmente os ciclistas, que está tomando medidas para evitar que as pessoas deixem bicicletas estacionadas em lugares inadequados, como amarradas em postes de energia elétrica, lixeiras, calçadas ou em árvores localizadas nas praças.

A iniciativa tem por objetivo garantir uma melhor mobilidade urbana aos pedestres e pessoas com necessidades especiais, além de manter a organização e embelezamento dos passeios, canteiros e demais locais públicos.

Os ciclistas terão um prazo de 30 dias  para se adequarem as novas regras e após este período as bicicletas que forem deixadas em locais inapropriados ou fora dos bicicletários, correm o risco de serem recolhidas e deixadas no pátio interno da NAVETRAN,  até que o proprietário apareça e prove que a bicicleta é sua, para poder fazer a retirada.

Conforme o superintendente da NAVETRAN, Johnny Eurico Coelho, a ação está iniciando pelo Centro da cidade, onde já foram instalados 37 bicicletários, com seis lugares cada, gerando mais de 200 novas vagas somente na área central. “Os bicicletários foram feitos com aço galvanizado, material resistente e que irá garantir uma maior segurança aos usuários, sendo que a maioria deles estão próximo as câmeras de monitoramento. Já estamos também providenciando bicicletários para outros bairros com maior necessidade. Este investimento se faz necessário para garantir a segurança, a organização e deixar estes locais mais bonitos”, enfatiza o superintendente.

Informações repassadas pela NAVETRAN, mostram que o uso de bicicletas no município teve um grande crescimento nos últimos anos, tanto para o lazer, como para o deslocamento ao trabalho. Estes índices são atribuídos, principalmente, ao custo bem mais baixo em relação ao dos veículos automotores, a facilidade de deslocamento no trânsito pesado e ao investimento na própria saúde, já que andar de bicicleta é hábito saudável e um dos esportes mais completos que existe.

O superintendente informa, ainda, que atualmente são cerca de 12 mil bicicletas circulando na cidade e que para acompanhar esta demanda, a administração municipal vai investir, ainda mais, em ciclovias e na instalação de bicicletários em pontos estratégicos do município.

 

Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP

Secretária de Comunicação Social: Jornalista Maila Santos

Download das fotos em alta resolução

Aguarde