Secretaria de Saúde orienta sobre o acesso de medicamentos gratuitos

14/10/2019 - 18:12h

Fique atento nas Drogarias e Farmácia Popular da cidade que têm o adesivo vermelho escrito: “Aqui tem Farmácia Popular” – nelas são encontrados gratuitamente medicamentos para hipertensão, diabetes e asma.

De acordo com a Secretária de Saúde, enfermeira Marluza Trevisan, estes remédios são distribuídos na Farmácia Municipal e também nas Drogarias e Farmácias credenciadas espalhadas pelo município.

“São mais de 12 Farmácias credenciadas em Navegantes e o cidadão pode optar em ter acesso as medicações nas Drogarias (credenciadas) mais próximas da sua residência, evitando fila na Farmácia Municipal. É importante observar se as farmácias têm o adesivo vermelho escrito: “Aqui tem Farmácia Popular,” reforçou a secretária.

A farmacêutica Vivian Berkenbroch Ramos Bento, reforça que o paciente deverá prestar atenção se a farmácia tem o adesivo do credenciamento ou solicitar informações com um profissional no atendimento da farmácia.

“Todo o cidadão poderá ter acesso aos medicamentos, basta se dirigir a um dos endereços, portando os seguintes documentos: CPF, documento com foto e receita médica válida (validade de 180 dias),” destacou a farmacêutica.

Confira, aqui, os medicamentos gratuitos:

- Atenolol - 25 mg;

- Captopril - 25 mg;

- Propranolol - 40 mg;

- Hidroclorotiazida -  25 mg;

- Losartana potássica - 50 mg;

- Enalapril - 10 mg;

- Glibenclamida - 5 mg;

- Metformina - 500 mg;

- Metformina - 850 mg;

- Insulina NPH;

- Insulina Regular;

- Ipratrópio 0,25 mg/ml.

Mais informações no site do Ministério da Saúde – no endereço eletrônico www.saude.gov.br , clique na aba Ações e Programa e na sequência clique Programa Farmácia Popular, lá estão mais informações sobre o programa e as farmácias credenciadas.

Vânia Voltolini – SC 01057 JP