Secretarias de Saúde e de Obras intensificam ações nos cemitérios e fazem alerta de prevenção à Dengue

29/10/2019 - 19:47h

O feriado de finados exige cuidados redobrados contra o mosquito Aedes Aegyti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, por isso, os agentes de endemias da Secretaria de Saúde de Navegantes intensificaram as ações de combate à Dengue nos cemitérios da cidade.

De acordo com o Secretário Adjunto de Saúde, Aldo Filho, o grande número de pessoas que levam vasos de flores e outros recipientes aos cemitérios, possibilita um ambiente favorável para a proliferação do mosquito.

“Pedimos que a população fique atenta, afinal qualquer recipiente de água parada é um criadouro para o mosquito. Além dos vasos pedimos atenção a embalagens plásticas, suportes para as velas e copos plásticos. A recomendação é colocar areia nos vasos de flores, pois a água da chuva não pode ficar armazenada,” explica.

O cemitério é considerado ponto estratégico de fiscalização durante o ano inteiro, mas no dia de Finados a quantidade de vasos exige mais atenção dos agentes de endemias. Na área dos cemitérios é comum ser encontrado focos do mosquito (larva positiva) devido o acúmulo de água parada que favorece a reprodução do mosquito.

Feriado de Finados

O feriado de Finados deve movimentar os cemitérios de Navegantes neste sábado, dia 02 de novembro. A previsão é que cerca de 25 mil pessoas passem pelos cinco cemitérios da cidade, dois municipais e três particulares, até o próximo Sábado (02).

De acordo com o Secretário de Obras, Sebastião Alves da Silva, os cemitérios municipais de Navegantes, localizados no Centro e no bairro Machados, vão estar com horário especial para visitação deste sábado (02), das 07 às 20 horas, inclusive ao meio dia. Nos outros dias, o horário é das 7h às 11h e das 13h às 17h.

“No Cemitério do Centro temos 1.465 lotes (sepulturas) e por ali devem passar em torno de seis mil visitantes. Já no Cemitério de Machados são aproximadamente 1.200 túmulos e o movimento deve ser próximo de quatro mil. Ainda temos três cemitérios particulares, um próximo ao Aeroporto, outro em Escalvados e mais um no bairro Gravatá, que também devem receber muitas pessoas neste período”, informou o secretário.

Vânia Voltolini – SC 01057 JP

 

Download das fotos em alta resolução

Aguarde