AMFRI promove consulta pública sobre o Combate ao Lixo no Mar

04/11/2019 - 13:36h

A Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí – AMFRI está realizando um questionário regional, por meio de plataforma digital, para consulta pública sobre o combate ao lixo no mar, com intuito de conhecer a opinião da população em cada município da região.

A AMFRI, constituída pelos municípios de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo, é a primeira do Brasil a assinar com a Organização das Nações Unidas - ONU Meio Ambiente um protocolo de intenções para descarte correto dos resíduos e preservação dos oceanos, denominada: Campanha Mares Limpos.

Esta campanha tem por objetivo incentivar os governos a aprovarem políticas de redução de plástico, a indústria a minimizar as embalagens plásticas e redesenhar produtos e convida os consumidores a mudarem seus hábitos de descarte antes que danos irreversíveis aconteçam aos nossos rios e mares.

Para cumprir com os objetivos da Campanha Mares Limpos, os municípios da AMFRI iniciaram em março deste ano, a construção e elaboração dos Planos de Ações Municipais e Regional de Combate ao Lixo no Mar.

Para participar, basta acessar o questionário que está disponível através do link:

“Convidamos você a responder este questionário, pois é parte integrante e importante na construção dos Planos, visto que será utilizado para avaliar a opinião da população referente ao problema em questão, possibilitando também a comunidade em dar a sua ideia de ações e projetos para o combate ao lixo nos mares e rios. Vamos lá!", destaca Drusko da Cunha Covcevich, analista ambiental da Fuman - Fundação Municipal do Meio Ambiente de Navegantes.

Mares Limpos

Lançada em fevereiro de 2017, a campanha Mares Limpos, da ONU Meio Ambiente, tem inspirado governos, empresas e cidadãos a se engajar na luta contra os plásticos descartáveis, que ameaçam a saúde dos oceanos, da vida marinha e dos próprios seres humanos.

O plástico há muito tempo foi identificado como uma das principais causas de danos ambientais e problemas de saúde: poluem ambientes, matam aves, peixes e outros animais que os confundem com alimentos, danificam terras agrícolas, degradam destinos turísticos e podem servir como criadouros para os mosquitos da dengue, zika e chikungunya.

Mais informações com Drusko da Cunha Covcevich - Analista Ambiental da Fundação do Meio Ambiente de Navegantes (FUMAN), através do telefone 3185-2015.