DABA promove “Novembro Azul Animal”

05/11/2019 - 17:41h

Pouca gente sabe, mas as doenças de próstata acometem também os cães, principalmente os não castrados. “Quando o cão é castrado, a próstata tende a diminuir de tamanho, reduzindo o risco de alterações neste órgão”, afirmam as veterinárias do DABA - Departamento de Assistência e Bem Estar Animal de Navegantes.

Durante todo este mês os profissionais que atuam no DABA vão estar promovendo a campanha “Novembro Azul Animal”, com o objetivo de zerar a fila de castração e evitar que cães e gatos machos não sofram com doenças como o câncer de próstata. A Secretaria da Sáude de Navegantes esclarece que as prioridades são os animais de rua, os que estão na lista de espera e os encaminhados pelas ONGs.

O morador de baixa renda que tem interesse em castrar seu cão ou gato de estimação, deve se dirigir até a sede do DABA, localizada na Avenida Prefeito Cirino Adolfo Cabral Nº 3.333, bairro Meia Praia, de degunda a sexta-feira, das 8h30 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas, munido de cópia do RG, CPF, Comprovante de Residência (comprovando que é morador de Navegantes) e Comprovante de Renda Familiar (de acordo com a Lei Municipal n° 3.100). Caso o morador já tenha efetuado o cadastro e ainda não foi chamado, deve se dirigir ao departamento para atualização de cadastro.

De acordo com as veterinárias Dra. Gisélica, Dra. Karla e Dra. Daniella, que atuam no DABA de Navegantes, a castração do pet ainda jovem minimiza o desenvolvimento de neoplasias, mas isso não significa que ele não poderá desenvolver o câncer. As formas de combate ao câncer de próstata são diversas e vai depender do tipo de patologia, da idade do pet e do grau de infecção. Além de evitar esses e muitos outros problemas de saúde, a castração também deixa seu pet muito mais calmo e menos territorialista.

“Infelizmente, os cães não conseguem se comunicar com clareza. Por isso, é preciso prestar muita atenção em seu comportamento. Os sinais clínicos vão desde a dificuldade de urinar e defecar, à perda de peso e fraqueza dos membros pélvicos. Também pode-se observar febre, corrimento uretral, dores abdominais e lombares e edema de escroto e prepúcio”, explicam as veterinárias.

Mais informações podem ser obtidas no DABA, através do telefone: (47) 3342-4964.

Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP