Duas das 11 rampas de acesso a Praia de Gravatá já estão prontas

08/11/2019 - 20:37h

A Prefeitura de Navegantes está realizando diversas melhorias na infraestrutura da Paria de Gravatá para receber os moradores, veranistas e turistas durante a temporada de verão que se aproxima.

A primeira fase da obra de construção do Molhe de Gravatá, numa extensão de 70 metros mar adentro, já foi concluída e o local já está se tornando um ponto turístico, ficando lotado nos fins de tarde e finais de semana. Outra boa notícia é a retomada da instalação das rampas de acesso à praia, que haviam sido destruídas pelas ressacas. Das 11 rampas previstas, duas já foram concluídas esta semana e os esforços se concentram para concluir o restante até a primeira quinzena de dezembro, antes do início da temporada de verão. Vale ressaltar, que cinco rampas serão com acessibilidade para cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção e as outras seis com degraus.

Sobre as rampas de acesso

As rampas terão 1,5 metros de largura e a extensão vai variar entre 30 a 40 metros de comprimento, dependendo do modelo (rampa lisa ou em forma de escadaria) e do local onde serão fixadas. Vale destacar, que estas rampas estão sendo instaladas nos mesmos locais onde haviam os acessos que foram arrancados, juntamente com parte do calçadão de madeira, pelas fortes ressacas que atingiram o nosso litoral no final do ano de 2016.

Além do molhe e das rampas de acesso, o município reconstruiu cerca de 500 metros lineares de deque de madeira e a ciclovia ao longo da Avenida Beira-mar, no trecho que havia sido destruído. Outra importante melhoria no local foi a conclusão da última etapa de implantação do novo sistema de iluminação ao longo do calçadão até a divisa com o município de Penha.

 

Texto: Fernando C. de Souza - SC 00980 JP

Download das fotos em alta resolução

Aguarde