Saúde - Saneamento Básico - Geral - Fundação do meio ambiente

Município lança programa “Navegantes se liga na rede” sobre importância do sistema de tratamento sanitário

A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Navegantes – FUMAN, Secretaria de Saneamento Básico e Vigilância Sanitária estão lançando o programa “Navegantes se liga na rede”, para orientar moradores e comerciantes sobre a importância das adequações no sistema de tratamento sanitário.
Data de inclusão: 25/11/2019 16:05

O último relatório de balneabilidade constatou que o município de Navegantes está com todos os pontos da praia próprios para banho. Para manter esses dados positivos, a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Navegantes – FUMAN, Secretaria de Saneamento Básico e Vigilância Sanitária estão lançando o programa “Navegantes se liga na rede”, para orientar moradores e comerciantes sobre a importância das adequações no sistema de tratamento sanitário, para que o esgoto domiciliar ou comercial não contamine o lindo litoral navegantino.

Para estar de acordo com o Habite-se Sanitário, as instalações hidros sanitárias de toda edificação, como fossa, filtro, caixa de gordura e caixa de passagem para ligação na rede pluvial, devem estar dentro dos padrões legais exigidos, tanto nas residências como nos comércios.

Em caso de abertura de empresa, o sistema interno de tratamento deverá estar aberto para vistoria dos fiscais, para obter o habite-se sanitário. Já para renovação, é necessário a apresentação do comprovante de limpeza do sistema.

Por que fazer a adequação?

Como Navegantes é uma cidade litorânea, a contaminação através do sistema irregular de esgotamento sanitário afeta o meio ambiente, mais diretamente a qualidade da água, atingindo os próprios munícipes, banhistas, veranistas e população ribeirinha.

Texto: Louise Benassi

Secretária de Comunicação: Jornalista Maila Santos