Secretaria de Obras, Fuman, Greenpeace e Recinave realizam mutirão de limpeza em Navegantes

29/11/2019 - 15:03h

A Prefeitura de Navegantes, através das Secretarias de Obras, Subprefeituras, Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fuman) e parceria com o Greenpeace e Recinave (Associação dos Agentes de Reciclagem de Navegantes) estão promovendo nesta sexta-feira (29) e sábado (30), um grande mutirão de limpeza, que vai percorrer as ruas do município para recolher materiais descartados indevidamente nas calçadas e vias públicas, como móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. A ação, conta ainda, com o recolhimento de podas de árvores e a limpeza da praia em toda a sua extensão.

De acordo com o secretário interino de Obras, Arlindo Nunes Barboza, a mobilização tem por objetivo evitar o acúmulo desses tipos de materiais, como restos de móveis, sofás, geladeiras e até aparelhos de televisão, que são descartados pela população de forma indevida em terrenos baldios, acostamentos, calçadas e demais locais públicos.

“Percebemos nos últimos dias um acúmulo de lixo fora do normal na cidade. Sabemos que é comum nesta época do ano, com a chegada do Natal e da temporada de verão, as pessoas reformarem suas casas e adquirir móveis e eletrodomésticos novos. O problema é que nem sempre os equipamentos antigos são descartados por seus proprietários de maneira correta, ficando abandonados nas vias. Este procedimento além de ser proibido, por obstruir os passeios públicos e atrair bichos e insetos transmissores de doenças, deixam a cidade com aspecto de suja. Estamos todos empenhados neste mutirão para deixar nossa cidade e estruturada para a chegadas das festas de fim de ano e para a temporada de verão”, enfatiza o secretário.

Todo o material está sendo encaminhado para o pátio da Recinave, que através de seus associados fará a separação e reciclagem dos materiais. O mutirão também conta com equipes realizando a limpeza da praia e recolhendo restos de podas de árvores, já que estes tipos de materiais têm outro tipo de destinação.

Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP

Secretária de Comunicação Social: Jornalista Maila Santos