Procuradoria Jurídica - Geral

Moderno Fórum de Navegantes deve propiciar uma prestação jurisdicional mais célere

Data de inclusão: 13/12/2019 16:41

Para atender uma população estimada de 94 mil pessoas, o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Cataria (TJSC), desembargador Rodrigo Collaço, inaugurou nesta sexta-feira (13/12) o novo Fórum da comarca de Navegantes, que leva o nome do desembargador Wilson Eder Graf. Sustentável, acessível e segura, a nova construção do Poder Judiciário, com cerca de 7 mil m², supera em mais de 10 vezes o tamanho da edificação anterior. Na opinião do juiz Daniel Lazzarin Coutinho, diretor do foro, a estrutura vai proporcionar uma prestação jurisdicional mais célere. Além do município-sede, a comarca também atende os moradores de Luís Alves.

O presidente do TJ fez o reconhecimento das gestões dos desembargadores Nelson Schaefer Martins e Torres Marques, que efetivamente foram os responsáveis pela construção. "Esta é uma obra histórica e para nossa felicidade leva o nome do desembargador Wilson Eder Graf, que foi um dos desembargadores mais destacados no Tribunal, trabalhou incessantemente e sempre foi motivo de orgulho. Portanto, esse belo Fórum levar o nome do desembargador Wilson é um complemento perfeito. É uma obra moderna que vai ficar para o futuro e, quando perguntarem quem é a pessoa que empresta o nome ao Fórum, a história do desembargador virá à tona", salientou Rodrigo Collaço.

Projetado pela Diretoria de Arquitetura e Engenharia (DEA/TJSC), o Fórum foi desenvolvido com opções de modulação e flexibilidade dos espaços internos, no intuito de facilitar futuras alterações dos ambientes e adequação do projeto. O prédio conta com quatro pavimentos e um Salão do Júri com 93 lugares. A obra teve o custo de R$ 19 milhões, com estação de tratamento de esgoto, reaproveitamento da água da chuva, sistema de ventilação natural, fachada para aliviar a carga térmica e teto verde no Salão do Júri.

Atualmente com um acervo de 33.687 processos, a comarca atua com três magistrados, 44 servidores, 19 estagiários e 12 terceirizados. "A obra inaugurada hoje, em 13 de dezembro de 2019, é algo aguardado desde a instalação da comarca em 2003. O prédio aumentou a autoestima dos servidores. A gente espera com a nova estrutura entregar uma prestação jurisdicional mais célere, porque aqui temos a possibilidade de crescimento, com a criação de novas varas e a realização de mais audiências. Na antiga edificação tínhamos apenas três salas de audiências, que eram ocupadas de segunda a sexta, mas agora temos 10 salas à disposição. Isso possibilita a marcação de mais solenidades e, assim, abreviaremos o andamento dos processos", afirmou o diretor do foro.

O evento também contou com a presença dos desembargadores Selso de Oliveira, Gilberto Gomes de Oliveira e Carlos Alberto Civinski, além dos juízes auxiliares Carolina Ranzolin Nerbass Fretta e Laudenir Petroncini. A viúva do desembargador Wilson Graf, Doraci de Oliveira Graf, também esteve presente ao lado dos filhos, netos, genros e bisneta. O prefeito de Navegantes, Emílio Vieira, e o presidente da Câmara de Vereadores, Jefferson Macarini, também compareceram à solenidade, assim como outras autoridades.

Frases

"Quando da instalação da comarca de Navegantes, em 2003, o município colaborou cedendo o prédio da antiga Prefeitura. A comarca ajudou no desenvolvimento do nosso município. Em 2007, o município autorizou a doação de uma área de 7 mil m² para a construção do Fórum de Navegantes, que se concretiza hoje. O município agradece por esta importante obra e a Prefeitura segue à disposição para contribuir com as atividades do Judiciário".

Prefeito de Navegantes, Emílio Vieira

"O Ministério Público recebe com bastante alegria o novo Fórum, porque Navegantes é uma cidade promissora que está em expansão e as instalações anteriores estavam defasadas, obsoletas e não adequadas. A estrutura nova, grande e espaçosa, com a possibilidade de criação de novas varas, é condizente com a evolução do município e com o que se espera para o futuro. Navegantes deve crescer muito nos próximos anos e a estrutura do novo Fórum já prevê este aumento de demanda, que deve chegar em curto espaço de tempo".

Promotor de Justiça Marcio Gai Veiga

"Essa estrutura é um excelente trabalho da gestão do desembargador Rodrigo Collaço, que finalizou uma obra de outras gestões mas que estava com dificuldade no contrato. Isso demonstra o compromisso do presidente em entregar a prestação jurisdicional de uma forma mais eficiente e mais eficaz. E esta estrutura é o mínimo que se pretende ao jurisdicionado para receber uma efetiva prestação jurisdicional".

Conselheiro estadual da OAB-SC, advogado Thiago Custódio Pereira

"Para a família é extremamente honrosa a inauguração do Fórum com o nome do nosso pai, com todos os familiares aqui presentes em mais essa obra do Judiciário para os munícipes de Navegantes. A obra ficou magnífica com todas as tecnologias aplicadas, mas não podemos esquecer do quadro do Poder Judiciário. Quando prestam uma homenagem ao pai, que sempre se dedicou à aplicação da Justiça, também o fazem para o Judiciário. É uma honra enorme e aproveito para agradecer por mais esse reconhecimento ao legado que o pai deixou".

Rafael Graf, filho do desembargador Wilson Eder Graf

Rafael Graf, filho do desembargador Wilson Eder Graf