Geral - Fundação do meio ambiente

Entidades se unem para reconstrução da Gruta Nossa Senhora de Guadalupe

Representantes do Poder Público Municipal e do Conselho Gestor do Parque Ambiental de Navegantes – CONGEPAN, realizaram na quarta-feira (18), uma vistoria e a limpeza parcial na Gruta Nossa Senhora de Guadalupe, que recentemente foi alvo de um incêndio criminoso e teve toda sua estrutura completamente destruída pelo fogo.
Data de inclusão: 19/12/2019 15:29

A iniciativa faz parte de um plano de ações e metas para reconstrução da histórica Gruta Nossa Senhora de Guadalupe, que pertence ao Parque Ambiental de Navegantes. Dentre as ações, estão previstas a colocação de novas instalações para a captação de água, bem como análise da água para garantir sua potabilidade à população, já que muitos moradores enchem garrafas e bombonas para consumir em suas residências.

Entre as metas, está prevista a remoção de árvores mortas, bem como restos de materiais queimados que permanecem no local. A ação, que deve ser realizada pela Prefeitura, será alinhada após reunião dos conselheiros junto ao Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil para não colocar em risco os trabalhadores no local.

Em reunião realizada no dia 06 de dezembro, com a participação da comunidade, foram dadas sugestões e ideias quanto ao projeto arquitetônico desejado para o local. Os apontamentos da população serão analisados perante o conselho para atender as demandas levantadas pela população.

Conforme a superintendente da FUMAN, Cláudia Angioletti Gabriel, as estruturas devem ser projetadas com pedras, tendo em vista que já é a terceira vez que vândalos colocam fogo no local, e este último deixou a gruta totalmente destruída, mas garante que todos os trabalhos estão sendo realizados para que a mesma fique ainda mais bonita e mais atrativa turisticamente. “Lembramos a todos que a gruta permanece interditada, não sendo permitida a entrada de pessoas não autorizadas pela FUMAN, órgão gestor do parque ambiental, tendo em vista o risco que pode oferecer quanto a queda de galhos e deslizamento”, informa a secretária.

Conselho Gestor do Parque Ambiental de Navegantes

O CONGEPAN se reúne bimestralmente, todas as primeiras quintas-feiras do mês, às 14h30min, na sede da FUMAN. As reuniões são abertas a participação da população e as atas são publicadas no site oficial da Prefeitura de Navegantes.

Texto: Fernando c. de Souza – SC 00980 JP

Entidades se unem para reconstrução da Gruta Nossa Senhora de Guadalupe