Secretaria da Educação estuda novas tecnologias para interação e melhor aprendizado dentro da sala de aula

15/01/2020 - 19:55h

O corpo técnico e o suporte tecnológico da Secretaria da Educação de Navegantes estiveram reunidos, na última terça-feira (14), a pedido da secretária da pasta, professora Adriana Macarini, com representantes da Google, que apresentaram uma nova tecnologia disponível para auxiliar, ainda mais, a interação e o envolvimento dentro da sala de aula. 

A plataforma gratuita “Google for Education” é uma solução tecnológica desenvolvida para facilitar a vida de professores e alunos dentro e fora das salas de aula, a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo móvel conectado à internet.

Essa plataforma engloba diversas ferramentas educacionais gratuitas tanto para escolas como universidades, com o objetivo de aperfeiçoar o ensino e envolver ainda mais os estudantes, principalmente, crianças e adolescentes. O serviço conta com toda facilidade, simplicidade, mobilidade e suporte dos produtos Google e pode ser aliado às lousas digitais que o município já disponibiliza.  

Todo conteúdo inserido na plataforma pode ser acessado a qualquer momento, do local onde o aluno ou o professor estiver, a partir de qualquer dispositivo, uma vez que 100% do material didático – livros, trabalhos, documentos, e-mails, agendas e tarefas – fica salvo automaticamente em nuvem. Além disso, com o armazenamento ilimitado em nuvem, eliminam-se os custos com servidores próprios para armazenamento de dados, de arquivos físicos e, sobretudo, gastos com papéis, o que ainda contribui para o meio ambiente.

Conforme a secretária de Educação, a reunião foi muito produtiva e o município estará estudando a possibilidade de implantação da plataforma, para poder avançar, ainda mais, na tecnologia nas escolas da rede municipal de ensino. “Estaremos estudando a proposta, já que dependemos de licitação para curso de capacitação sobre todas a ferramentas disponibilizadas na plataforma , assim como sobre a utilização de Chromebooks pelos alunos”, explicou. 

Texto: Louise Benassi 

Secretária de Comunicação: Ilva Maila dos S. Gaya 

Download das fotos em alta resolução

Aguarde