Projeto Semeando o Futuro ensina respeito e disciplina através da ginga da Capoeira

31/01/2020 - 20:12h

Mais do que uma dança ou uma modalidade esportiva, a Capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música. Pode ser praticada por crianças e adultos e não tem limite de idade, porque cada praticante tem o seu gingado, o seu ritmo e além de aprender a disciplinar o seu corpo, também aprende a trabalhar a mente.

Esta é justamente a proposta do Projeto Social Semeando o Futuro, desenvolvido em Navegantes há cerca de três anos, voluntariamente, pelo “Professor Irmão” e supervisionado pelo “Mestre Roberto”, da Associação de Capoeira Origem Brasileira (ACOB).

Atualmente o projeto conta com 83 alunos ativos e é desenvolvido em dois polos, um no CEU das Artes, no bairro Nossa Senhora das Graças e outro no Centro de Cidadania, no bairro Machados. As aulas acontecem de segunda a sábado, das 19 às 21h30min e os praticantes ou interessados não precisam pagar nada para participar.

De acordo com o “Professor Irmão”, não há limite de idades para participar do projeto e começar a praticar a Capoeira, mas o recomentado é a partir dos três anos de idade. Lembrando que os menores de idade devem realizar a matrícula acompanhados dos pais ou um adulto responsável. As inscrições podem ser realizadas diretamente nos locais dos treinos.

O professor conta que realiza o trabalho voluntário porque em primeiro lugar ama a Capoeira e tudo o que ela lhe proporcionou em sua formação como cidadão e segundo porque acredita que o mundo precisa de mais exemplos de pessoas que se preocupam com o próximo sem esperar algo em troca. “Apesar de ser uma manifestação cultural brasileira, a Capoeira ainda é vista com um certo preconceito. Mas, ao contrário do que muitos pensam, para fazer Capoeira tem que ter disciplina e respeito e é isso que nosso projeto tenta ensinar para os alunos”, enfatiza o professor.

O Grupo realiza diversas outras atividades esportivas e culturais ao longo do ano, como todo último sábado do mês o Encontro Cultural no Coreto em frente à Prefeitura, gincanas e jogos envolvendo os alunos e a comunidade.

Para mais informações sobre o Projeto Social de Capoeira Semeando o Futuro é só entrar em contato com o “Professor Irmão” através do telefone (47) 9929-8775.

Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP

Secretária de Comunicação Social: Jornalista Maila Santos