Instagram
Facebook
Twitter
Youtube

Notícias

Saúde - Geral - Agenda de Eventos

Vacinação contra sarampo tem dia D neste Sábado (15)

O dia D de mobilização de vacinação contra o sarampo está marcado para este sábado,15 de fevereiro. Paralelo a Campanha de vacinação contra o Sarampo no dia D, também acontecerá a vacinação contra a Febre Amarela em Navegantes.
Data de inclusão: 12/02/2020 11:28

O dia D de mobilização de vacinação contra o sarampo está marcado para este sábado,15 de fevereiro. Paralelo a Campanha de vacinação contra o Sarampo no dia D, também acontecerá a vacinação contra a Febre Amarela em Navegantes.

As doses das vacinas podem ser tomadas nas Unidades Básicas de Saúde de Navegantes que estarão abertas neste sábado, das 8h às 17h. As Unidades de: Gravatá, Meia Praia, São Pedro, Verde Mar, Central, São Domingos I, São Domingos II, São Paulo, Porto das Balsas, Nossa Senhora das Graças, Machados e Escalvados.

O público-alvo para a vacinação contra o Sarampo é de pessoas da faixa etária de 6 meses a 49 anos. Já para a vacinação contra a Febre Amarela a faixa etária é de 9 meses a 59 anos.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. O vírus se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca foram expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado.

Febre Amarela

Os casos registrados em humanos e das mortes de macacos em Santa Catarina reforçaram o alerta para a Febre Amarela em Santa Catarina. Dois macacos foram diagnosticados com Febre Amarela em 2020 em Blumenau e Pomerode. Também foram registrados outros casos suspeitos em Luiz Alves, Pomerode, Itajaí e Indaial.

A Secretaria de Saúde ressalta a importância da prevenção contra a Febre Amarela, alertando que a principal medida para se proteger da doença é a vacinação. A dose é gratuita e está disponível diariamente nas salas de vacina das seguintes Unidades de Saúde: Gravatá, Verde Mar, São Pedro, São Domingos 2, Porto das Balsas, São Paulo e Escalvados.

A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano.

O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores. A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Vânia Voltolini SC 01057JP

 

 

Imagens relacionadas

Vacinação contra sarampo tem dia D neste Sábado (15)

Receba novidades

Receba as novidades da Prefeitura de Navegantes no seu e-mail:

Endereço

R. João Emílio, 100 - Centro
Navegantes - SC
CEP: 88370-446

Fone: (47) 3342-9500