Instagram
Facebook
Twitter
Youtube

Notícias

Geral - Fundação do meio ambiente

Município realiza limpeza da Gruta para poder iniciar projeto de reconstrução do local

Na segunda quinzena de março, a Defesa Civil e a FUMAN estarão realizando a desinterdição no local apenas para fins de obras de melhores, e será feita a limpeza com a ajuda da Secretaria de Obras.
Data de inclusão: 20/02/2020 09:00

O Conselho Gestor do Parque Natural Municipal de Navegantes (CONGEPAN) esteve reunido, na tarde dessa quarta-feira (19), com representantes da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Obras e Secretaria do Turismo e Núcleo dos Engenheiros e Arquitetos da ACIN para tratar do projeto de reconstrução da Gruta Nossa Senhora de Guadalupe, pertencente ao Parque Natural de Navegantes, em Pedreiras - que foi alvo de incêndio criminoso no ano passado e teve sua estrutura completamente comprometida. 

Conforme a superintendente da FUMAN, bióloga Cláudia Angioletti Gabriel, o Município recebeu um ofício do Conselho com algumas preocupações, como a potabilidade da água e interdição e limpeza da gruta para continuidade das obras para estruturação do Parque Natural. No entanto, com o incêndio, ficou acordado que o primeiro passo será a revitalização da Gruta, por meio de limpeza e recuperação. O local encontra-se interditado desde o ocorrido. O presidente do CONGEPAN, Sr. Laércio Benatti, alertou da necessidade da intervenção da Defesa Civil na limpeza, já que há muitas árvores carbonizadas, com risco de desabamento. Por isso, na segunda quinzena de março, a Defesa Civil e a FUMAN estarão realizando a desinterdição no local apenas para fins de obras de melhores, e será feita a limpeza com a ajuda da Secretaria de Obras.

Reconstrução da Gruta

Após a limpeza, a superintendente explicou, ainda, que já possui recurso para realizar a reconstrução da Gruta, o projeto das trilhas no Parque Natural e a adaptação de dois imóveis pertencentes ao município para serem utilizadas como sede do Parque e como escola de educação ambiental. Para utilizar esse recurso da compensação ambiental, será necessário realizar projetos arquitetônicos, para poder iniciar essas benfeitorias no Parque Natural.

Água imprópria para consumo

A FUMAN informa também que o estudo que foi solicitado para análise da água na gruta constatou que ela é imprópria para consumo, segundo estudo realizado pela Secretaria de Saneamento Básico de Navegantes, que apontou presença de coliformes e turbidez. A FUMAN orienta que a população não consuma daquela água e ressalta que já colocou uma placa de alerta no local. 

 

Texto: Louise Benassi

Secretária de Comunicação: Ilva Maila dos Santos Gaya

Imagens relacionadas

Município realiza limpeza da Gruta para poder iniciar projeto de reconstrução do local

Receba novidades

Receba as novidades da Prefeitura de Navegantes no seu e-mail:

Endereço

R. João Emílio, 100 - Centro
Navegantes - SC
CEP: 88370-446

Fone: (47) 3342-9500