Sine esclarece dúvidas sobre solicitação da Carteira de Trabalho digital

05/03/2020 - 19:06h

Desde o final de 2019, a Carteira de Trabalho digital substituiu o documento em papel em todas as suas funções. Todo cidadão com CPF, automaticamente tem a Carteira de Trabalho digital. Para você fazer o seu primeiro acesso, cadastrar, ou transferir seus dados para o digital, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android), ou acessar via Web, por meio do link https://servicos.mte.gov.br/. Quem já tem cadastro no sistema acesso.gov.br, basta usar seu login e senha de acesso no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”.

São exigidos os seguintes documentos: Documento oficial de identificação civil que contenha nome do interessado, data, município e estado de nascimento, filiação, nome e número do documento com órgão emissor e data de emissão, CPF, Comprovante de residência com CEP, Comprovação do estado civil, Certidão de Nascimento (se solteiro) ou de Casamento. Se for separado, divorciado ou viúvo, isso deve estar anotado no documento.

Caso você tenha dificuldade em acessar e cadastrar, o Sistema Nacional de Emprego (Sine), localizado na Avenida Santos Dumont, 430 – Centro de Navegantes, oferece atendimento para esclarecer dúvidas e criar o seu login.

Vale lembrar, que a carteira física será emitida apenas por empresas que não estão associadas ao eSocial (programa do governo federal que tenta consolidar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados). Somente nesses casos, continua sendo obrigatória a anotação na carteira de trabalho de papel. O trabalhador será comunicado através da empresa contratante, e necessitará ir até o Ministério do Trabalho, com os documentos citados acima, para solicitar sua carteira de trabalho física.

Segundo Evanildo Hostin Lopes, servidor do Sine de Navegantes, com a carteira digital o trabalhador tem mais agilidade na solicitação do documento, no acesso à informação de Qualificação Civil e de Contratos de trabalho através da integração de diversos bancos de dados do governo federal. O objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais estarão no aplicativo.

Posso jogar fora minha Carteira de Trabalho de papel?

Se você já tinha o documento impresso, você deve guardá-lo. Ele continua importante para comprovar seu tempo de trabalho anterior, pois o sistema eletrônico pode apresentar falhas na coleta de dados.

 

Texto: Juliano Bertoldi

Secretária de Comunicação: Maila Santos

Download das fotos em alta resolução

Aguarde