Campanha de vacinação contra a Influenza acontece até o dia 22 de maio

31/03/2020 - 14:02h

Com o enfrentamento do Covid-19 - a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi antecipada para os profissionais de saúde e idosos. Nesta primeira etapa, a campanha é direcionada para pessoas acima de 60 anos. Conforme as doses das vacinas vão chegando, a vacinação acontece nos pontos de “ Drive Thru” e nas residências (vacinação domiciliar). Trata-se de uma estratégia para evitar aglomerações na prevenção do Covid-19. Haverá vacina para todos os idosos.
A campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza segue até o dia 22 de maio. 

De acordo com diretora da Vigilância em Saúde, Silvana Antônio Frances, a prioridade de vacinação contra a gripe (H1N1) no Brasil e em Santa Catarina é para as pessoas com mais de 60 anos ou portadores de doenças crônicas ou condições clínicas especiais. 
“No ano de 2019, ultrapassamos a meta que era de 5.692, registrando 7.441 idosos vacinados. O número ultrapassou devido a vacinação de idosos de Blumenau. Os mesmos permanecem nesta época do ano nas casas de praia em Navegantes. Este ano - a nossa meta é de vacinar mais de 6 mil idosos que moram em Navegantes", afirma.
Faz parte também dos grupos prioritários, as crianças de seis meses e menores de cinco anos (4 anos 11 meses e 29 dias), trabalhadores da Saúde, professores, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e indígenas, funcionários do sistema prisional, profissionais de Educação das escolas públicas e privadas. Os demais grupos prioritários vão receber as doses da vacina na 2ª e 3ª fase da campanha de vacinação contra a influenza.
De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Rosane Nascimento, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de imunizar 90% da população de cada um dos grupos prioritários. A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da Influenza,”  finaliza a enfermeira.
Vale destacar que a vacina contra a influenza não diminui o risco de contágio por coronavírus, mas protege a população mais vulnerável, evitando que sobrecarregue o sistema respiratório.


Vânia Voltolini SC 01057 JP

Secretária de Comunicação: Maila Santos SC 01773/JP

Download das fotos em alta resolução

Aguarde