SINE: Seguro-Desemprego pode ser solicitado online

31/03/2020 - 20:27h

Sistema é de fácil acesso e dispensa atendimento presencial

 

A Prefeitura informa que o SINE de Navegantes está com os atendimentos presenciais suspensos em virtude da pandemia do COVID-19, nos termos determinados pelo Governo do Estado de Santa Catarina. Assim, o atendimento é feito apenas online, a fim de evitar a aglomeração de pessoas e a consequente disseminação do coronavírus.

O atendimento presencial do SINE será retomado quando cessarem as restrições impostas pelo governo de Santa Catarina.

PASSO A PASSO PARA O SEGURO-DESEMPREGO PELA INTERNET

Para viabilizar o atendimento à população durante este período, o requerimento do seguro-desemprego pode ser feito pelo computador, através do portal gov.br/trabalho, ou pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (disponível para os sistemas operacionais Android e iOS). Vale ressaltar que o benefício é concedido ao trabalhador demitido sem justa causa. O auxílio pode ser solicitado de 7 a 120 dias após a demissão.

 

Para acessar os serviços no próprio computador:

  1. Utilize seu navegador de internet e acesse o portal gov.br/trabalho;
  2. Efetue seu cadastro e crie sua conta para obter login e senha, caso ainda não seja cadastrado;
  3. No portal, acesse os serviços digitais para o Seguro-Desemprego;
  4. Você terá acesso à tela serviços onde aparece a função que permite Requerer o Seguro-Desemprego;
  5. Na tela seguinte, aparecerá duas funcionalidades: “Solicitar o Seguro-Desemprego” e “Consultar Seguro-Desemprego”. Clique na função “Solicitar Seguro-Desemprego”;
  6. Informe o número do Requerimento do Seguro-Desemprego - entregue pelo seu empregador no momento da dispensa. O número possui 10 dígitos e está visível no canto superior do formulário. Em seguida, aperte "localizar" ou tecle "enter" no seu teclado;
  7. Cheque se as informações trazidas estão de acordo com seus dados pessoais. Em seguida, leia as regras legais para habilitação ao benefício e, ao final, clique no campo que contém a mensagem pela qual você concorda com as regras e condições para solicitação/recebimento do benefício. Em seguida, aperte em "concluir";
  8. Surgirá na tela a palavra "atenção", para que você confirme a solicitação do seu benefício. Então, clique em "confirmar";
  9. Na etapa seguinte, será apresentada na parte inferior da tela, a frase “SOLICITAÇÃO DO BENEFÍCIO REALIZADA COM SUCESSO” com informações sobre o seu benefício, como a quantidade e o valor de parcelas, com as respectivas datas de pagamento previstas para saque nos canais de pagamento.

 

Para acessar o serviço pelo aplicativo:

  1. Instale o aplicativo "Carteira de Trabalho Digital", disponível nas lojas virtuais para versões nos sistemas Android ou IOS;
  2. No aplicativo, crie sua conta no portal gov.br e adquira “login” e senha, caso não tenha. Para criar a conta é necessário somente o CPF;
  3. Na tela seguinte, você visualizará as últimas anotações da sua Carteira de Trabalho. Na barra inferior da tela, acesse o comando "Benefícios". Você será direcionado para ao Seguro-Desemprego;
  4. Escolha a opção adequada ao seu caso. Considerando que você irá solicitar o Seguro-Desemprego pelo aplicativo, utilize o comando “Solicitar” na aba do Seguro-Desemprego;
  5. Em seguida, será necessário digitar o número do Requerimento de Seguro-Desemprego;
  6. Na tela seguinte, você visualizará as informações do seu requerimento. São apresentados seus dados pessoais para conferência. Se estiverem corretos, clique no comando avançar ao final da tela;
  7. Na nova tela, serão apresentadas as informações relativas ao contrato de trabalho encerrado. Na tela constam o número do CNPJ, o seu cargo declarado pelo empregador, a quantidade de meses trabalhados na empresa, as datas de admissão e dispensa e o motivo da dispensa (sem justa causa) e qual a média dos últimos 3 salários recebidos, necessário para o cálculo do benefício seguro-desemprego, conforme a Lei nº 7.998/1990;
  8. O terceiro passo apresenta o “termo de aceite". Leia as informações relativa à sua solicitação. O Termo declara quais são as principais condições para acesso ao benefício, dentre elas estão não estar recebendo benefício da previdência social, não possuir renda para sua manutenção e de sua família. Clique no campo indicado em que você declara que concorda com as regras para solicitação/recebimento do seguro-desemprego e em seguida clique no comando confirmar;
  9. Na última tela, o aplicativo trará informações sobre o processamento do seu benefício. Caso tenha direito ao seguro, o aplicativo apresenta a quantidade de parcelas, com as respectivas datas de pagamento previstas para saque nos canais de pagamento.

O trabalhador DE NAVEGANTES que tiver dúvidas pode entrar em contato através do e-mail sine@navegantes.sc.gov.br ou pelo telefone 47 99208-2741.

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