Alunos do curso de panificação aprenderam a produzir ovos de páscoa

08/04/2020 - 14:38h

***aprenda a receita no final do texto***

As fotos dos alunos do curso de panificação e confeitaria revelam o contentamento dos participantes em aprender uma profissão. As imagens também lembram da doce e recente rotina das aulas dos 40 alunos do curso, divididos em 4 turmas, no Centro de Cidadania de Machados, na produção dos Ovos de Páscoa.

O professor de panificação e confeitaria, Anderson Rodrigues Pereira, explica que antes do enfrentamento do Covid-19, os alunos aprenderam a preparar os tradicionais ovos de páscoa na colher.

“Os alunos participam neste período de um grupo de WhatsApp e falam da ansiedade e vontade de retornar às aulas, enquanto isso não acontece - eles colocam em prática o que já aprenderam no curso. Nesta parada obrigatória, os alunos têm um tempo para assimilar o conteúdo e aplicar o conhecimento na prática em casa”, destaca o professor, que neste período de isolamento trabalha até nos finais de semana, colaborando na Cozinha para ajudar os desabrigados.

A Secretária da Assistência Social, a assistente social, Mary Cleide Tambosi – menciona que num tempo traumático e de tristeza diante da realidade dessa pandemia, os profissionais da Assistência Social têm trabalhado dedicados em levar conforto e possibilidades de ajudar os que mais precisam.
“ Os cursos oferecidos pela Assistência Social têm nos apoiado - por meio dos dons dos professores e alunos que se colocam a serviço para ajudar o próximo. O curso de panificação e confeitaria é um dos exemplos que nos impulsionam a continuar neste momento difícil com alegria, esperança e confiança,” destaca emocionada a Secretária Mary Cleide.

O professor Anderson deixa uma receita da Colomba Pascoal, que segue abaixo, para que se possa preparar em casa nesta Páscoa. “Estamos separados, porém conectados com saborosas receitas para alegrar a vida. Vamos ser prudentes e nos cuidar! Quem puder –fique em casa. Feliz Páscoa. Até a volta!” Finaliza o professor de panificação e confeitaria.

 

Receita do Curso de Panificação e Confeitaria do Centro de Cidadania - Colomba Pascal

5 xícaras de farinha de trigo (700 gramas);
1 xícara de manteiga sem sal amolecida;
1 xícara de água morna;
1 xícara de açúcar (160 gramas);
½ xícara de frutas cristalizadas e uvas passas ou gotas de chocolate;
50 gramas de fermento biológico fresco;
4 gemas grandes;
1 colher de chá de raspa de laranja ou de limão;
1 colher de café de essência de laranja ou de limão;
1 pitada de sal;

Para a cobertura:
4 claras de ovo;
250 gramas de farinha de caju ou farinha de rosca;
100 gramas de granulado de açúcar ou açúcar de confeiteiro;
1 punhado de cajus ou amêndoas;

Modo de preparo
Dissolva o fermento no açúcar e coloque um a um os demais ingredientes: a manteiga, as gemas, os ovos inteiros, o sal, as raspas de casca de laranja, a essência de laranja, o leite e a farinha de trigo;
Misture bem;
A massa deve ficar macia;
Neste ponto você adiciona o recheio escolhido;
Sove a massa;
Divida em duas partes e coloque em formas de papel próprias para colomba;
Deixe crescer até dobrar de volume;
Leve para assar por mais ou menos 25 minutos em forno pré-aquecido a 180º graus;
Retire do forno, pincele a cobertura e leve ao forno novamente por 15 minutos;

Cobertura
Misture a farinha de caju ou de rosca, o açúcar de confeiteiro, a essência de amêndoas, o suco de limão e acrescente as claras para dar a liga;
Passe na produção pré-assada;
Rendimento: 2 colombas de 750 g ou 3 de 500 g.

FELIZ PÁSCOA!

 

Texto: Vânia Voltolini

Secretária de Comunicação: Maila Santos

Download das fotos em alta resolução

Aguarde