Estudantes da Escola de Meia Praia criam Grupo de Estudo Virtual

09/04/2020 - 19:35h

Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Professora Rosa Maria Xavier de Araújo, na Meia Praia, propuseram para a professora Nara a possibilidade de ser aplicada algumas atividades num grupo de WhatsApp para continuarem a aprendizagem.

A professora Nara José Pereira conta que se trata de uma turma muito esforçada e com grande interesse de aprender, mesmo assim, ficou surpresa com a proposta e imensamente feliz em saber que os seus alunos pensaram numa forma de continuar a buscar o conhecimento. A partir desta ideia, foi criado o grupo de estudos: 5º ano, aulas virtuais.

“Neste período de afastamento, devido ao Covid-19, tudo modificou, mas encarei esse isolamento como uma oportunidade de pesquisar e ser criativa para manter o contato com os meus alunos. A internet é uma excelente ferramenta, quando todos alunos têm acesso. No grupo de WhatsApp, a explicação do conteúdo escolar é diferente de sala-de-aula. Com base no mundo real pesquisei uma nova didática para o mundo virtual”, destaca.

A professora Nara explica que passa uma atividade diária para os alunos desenvolverem. “Busco sempre surpreender na hora de passar a mensagem para o Grupo com as tarefas em forma de vídeo, áudio e escrita. Os alunos trabalham a produção de texto no caderno de atividades, enviando o material por fotos ou vídeos”, afirma.

Uma das atividades foi sobre a Páscoa. Os alunos receberam a explicação sobre o tema e foram orientados pela professora em conversar com a família sobre a Páscoa.

A resposta desta atividade foi rápida e os registros dos sentimentos e pensamentos dos pais e alunos sobre a Páscoa foram demonstrados por meio de várias imagens enviadas para o grupo de WhatsApp.

“É emocionante de ver essa interação professor e aluno, mesmo à distância. Nestes anos de Educadora é a primeira vez que não abraço os meus alunos na Páscoa, mas só em ver o rosto deles sorrindo pelas fotos e saber que estamos virtualmente produzindo conhecimento já é uma grande conquista e alegria neste tempo tão difícil. Para a próxima semana, teremos mais atividades que possam contribuir no processo de aprendizagem dos nossos alunos”, finaliza a professora.

Educação aplica pesquisa sobre o acesso à Internet

A Secretaria Municipal de Educação de Navegantes por meio da direção das Escolas Municipais está aplicando uma pesquisa com os pais dos alunos da Rede Municipal de Ensino para verificar sobre o acesso à Internet dos 16 mil alunos (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e alunos).

O resultado da pesquisa permitirá mensurar o acesso no mundo digital das crianças, dos adolescentes e dos pais, no intuito de disponibilizar uma plataforma em que todos os alunos matriculados tenham acesso ao conteúdo escolar e interação com os professores.

Vânia Voltolini SC 01057JP