Profissionais da Educação estão em capacitação para aulas na Internet

15/04/2020 - 15:11h

A Secretaria de Educação de Navegantes inicia, nesta quinta-feira (16), uma formação continuada com os profissionais da Rede Municipal de Ensino. Paralelo à capacitação, está em fase de construção uma plataforma digital. A previsão do acesso desta ferramenta tecnológica nas escolas municipais é para os próximos dias.

No decorrer da suspensão das aulas decretado pelo Governo do Estado no enfrentamento do Covid-19, uma das ações da Secretaria de Educação foi de aplicar uma pesquisa para verificar o acesso à Internet dos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. O intuito desta pesquisa foi mensurar o acesso no mundo digital dos pais e alunos das escolas municipais.

Conforme estabelece o decreto do Governo do Estado, as aulas presenciais estão suspensas até o dia 31 de maio, sendo assim, a equipe da Secretaria Municipal de Educação está focada em agilizar o processo das aulas pela Internet por meio de um plano emergencial para atendimento não presencial dos 16 mil alunos da Rede Municipal de Ensino.

De acordo com o Secretário de Educação, Roberto Nicolodi, que assumiu recentemente a pasta, o resultado da pesquisa apontou uma diretriz na organização de uma estratégia eficaz para o início das aulas por meio da Internet. Nesta semana, os servidores da Educação estão recebendo capacitação continuada, e a plataforma digital está em fase de construção.

“Precisamos neste momento garantir todas as possibilidades de prevenção do Covid-19  à população e ao mesmo tempo agilizar um ensino de qualidade em que todos os estudantes tenham acesso - com ferramentas tecnológicas ou não”, destacou o novo Secretário de Educação.

Vale ressaltar que muitos professores da Rede Municipal de Navegantes, de maneira louvável,  tiveram a iniciativa de manter o contato com os seus alunos pela Internet, conduzindo algumas atividades durante o isolamento social. Ressaltando que as aulas oficiais por meio da Internet reconhecidas pela Secretaria Municipal de Educação de Navegantes iniciarão nos próximos dias com a plataforma digital .