Mãe e filho produzem filmes educativos para a primeira infância

28/04/2020 - 15:19h

Filho, família e escola! Com o enfrentamento da Covid-19 - conciliar tudo isso no período de isolamento social numa educação domiciliar é um imenso desafio para todos. Um exemplo de sensibilidade e amor aos pequenos é o da professora Lúcia Diniz que trabalha com Educação Infantil no C.M.E. I Rosana de Fátima Gaya Barreto, no bairro de Gravatá.

A direção da escola teve a iniciativa dessa conexão com os alunos e as famílias do Centro Municipal WhatsApp, antes do Portal Oficial da Educação. Todos os professores da Escola começaram a produzir vários conteúdos pela Internet.

A partir desta decisão da diretoria, a professora Lúcia teve a ideia de uma produção animada de filmes animados para os pequeninhos. Atualmente, com a Plataforma digital, este material tornou-se uma atividade extra que motiva, alegra e ensina as crianças. O que mais chama a atenção neste conteúdo produzido pela professora para a turminha do berçário (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) é que o filme educativo encanta as crianças e os adultos, mas responsabilidade de toda a produção é de Ryan, um menino autista de onze anos.

“Educar neste momento específico cabe à escola orientar as famílias. Sou educadora da primeira infância e busco direcionar as atividades às áreas de conhecimento de forma leve e atrativa. As famílias vivem diferentes contextos e nós educadores temos família e filhos sem aula presencial que também precisam da nossa dedicação. Foi assim que surgiu a ideia de levar afeto, alegria e conhecimento para todos em minha volta, assim nasceram os vídeos. Quando o trabalho é feito com amor, dedicação e carinho no final tudo dá certo”, enfatiza.

A professora fez das adversidades, a superação de vários desafios: promover atividades leves e educativas, permitindo a interação da criança, família e escola e ao mesmo tempo despertar o talento criativo do seu filho com um laudo de autismo. Foi neste tempo que Ryan Diniz revelou-se um editor.

“O Ryan é muito empenhado e leva a produção muito a sério. Ele filma e posteriormente decide comigo todo o roteiro. A edição dos vídeos é uma ocupação que revelou muitas habilidades do Ryan. As vezes ele leva duas horas para editar um material. É emocionante ver o meu filho produzindo atividades que vão interagir com os alunos e as famílias. Ao mesmo tempo - ele desenvolve a criatividade e as potencialidades, ajudando os meus pequenos alunos com filmes educativos. Com alegria, responsabilidade e vontade, superamos as dificuldades“, finaliza a educadora.

Vânia Voltolini SC 01057 JP