Professora e intérprete de libras numa parceria para levar conhecimento

06/05/2020 - 19:56h

Aulas não presenciais preparadas com muita dedicação pela professora de Língua Portuguesa, Eusemarie Coelho de Souza para os alunos do Ensino Fundamental dos anos finais e traduzida com muito afeto pela intérprete de libras, Marinalva Cleusa da Silva Machado. Na Escola Municipal Professora Neusa Maria Rebello Vieira são quatro alunos com deficiência auditiva e mais de 35 alunos que possuem algum tipo de deficiência.
O afastamento social para combater o novo Coronavírus modificou a vida de todos. Educadores e estudantes enfrentam juntos a Covid-19 e a ausência das aulas, da convivência escolar.
“Precisamos mostrar às crianças e aos adolescentes, neste momento tão difícil, a importância dos nossos alunos em nossas vidas. Eles precisam saber o quanto são amados, afinal eles são a nossa continuação. Educamos essa nova geração para fazer  no futuro a diferença neste mundo com boas ações,” enfatiza.
Os vídeos produzidos são gravados pelas filhas da professora Eusemarie. As meninas Annemarie e Louisemarie são prestativas em ajudar a mãe professora com muito entusiasmo, afinal sabem que a contribuição é para levar conhecimento para os alunos, numa parceria com educação para os deficientes auditivos e surdos, num processo de inclusão.
“ Sou professora há 23 anos e vivo este momento inédito de afastamento social. Sinto a ausência dos meus alunos, da rotina escolar. É uma nova missão! A adaptação ao novo Sistema da Plataforma Digital da Educação foi tranquila. Consigo explicar perfeitamente o conteúdo escolar e o entendimento com os alunos acontecem de uma forma espontânea, porém nada é capaz de substituir a vivência na sala de aula. Sentimos a falta do carinho, da troca, da energia,” declara emocionada.
A professora explica, ainda, que a distância é um desafio e cada aula é preparada de forma responsável para que o aluno possa assimilar o conteúdo por meio da tecnologia ou não, afinal que não tem acesso à internet é contemplado com o material na versão impressa. Mas o que chamou a atenção nos vídeos da professora Euse foram as interpretações em libras para os seus dois alunos surdos, o Kauê e o Érick.
“ Fico fascinada com a vontade que todos alunos têm de aprender, principalmente os alunos surdos ou com deficiência auditiva. Eu passo as atividades e a nossa intérprete Marinalva faz com muita eficiência a comunicação com eles - desde o início das atividades até a conclusão com a nota final. Essa interação é fantástica e a vontade que eles têm de aprender nos emociona,” finaliza a professora.

Vânia Voltolini – SC 01057JP

Secretária de Comunicação: Maila Santos SC 01773/JP