Ações Covid-19: Guarda Municipal e Defesa Civil reforçam atendimento à população

21/05/2020 - 16:36h

A Prefeitura de Navegantes informa que solicitações relacionadas a denúncias sobre a Covid-19 poderão ser feitas em Navegantes a partir da próxima semana (25), através do número de telefone 153, a ligação é gratuita. Esse serviço é uma iniciativa da Guarda Civil Municipal e Defesa Civil para solucionar eventuais problemas como aglomerações, funcionamento de empresas irregulares e pessoas não usando a máscara de proteção. Outra forma de denunciar será pelo número de WhatsApp (47) 3185-2001 que estará funcionando a partir de quinta-feira (21), tanto por mensagem quanto ligação pelo app.

Conforme o secretário de Segurança e Defesa Civil, Edemir de Souza, o serviço 153 receberá ligações de telefone fixo, telefone público ou celular gratuitamente, 24 horas por dia nesse momento de pandemia. Ele informa que, entrando em contato com a Central de Comando e Controle, os cidadãos podem pedir socorro em situações de emergência, fazer denúncias de vandalismo e descumprimentos do decreto 95/2020 a respeito da Covid-19, entre outras situações.

De acordo com o Prefeito Emílio Vieira, a implantação do telefone 153 faz parte de um planejamento estratégico da Prefeitura para reforçar a Segurança Pública Municipal, e conter o avanço desta pandemia. “Após a instalação do serviço, os trabalhos da Guarda Municipal e Defesa Civil serão otimizados e a população conseguirá uma resposta mais rápida”, destaca o prefeito.

Para reforçar ainda mais a segurança paralelo à implantação do 153, foi criado o Departamento de Inteligência Integrada (DII). “O objetivo é integrar as atividades de inteligência e segurança no âmbito municipal em conjunto com outros órgãos, além de promover a coleta e análise de dados de segurança para alinhar a atuação do serviço operacional”, finaliza.

Texto: Juliano Bertoldi

Secretária de Comunicação: Maila Santos SC 01773/JP