Prefeitura de Navegantes divulga alerta sobre a violência doméstica em tempos de pandemia

21/05/2020 - 18:19h

Entre as ações de enfrentamento a crise sanitária causada pelo novo coronavírus, a Prefeitura de Navegantes em conjunto com o CREAS e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher esclarecem as formas de atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Em função do número de registros que aumentou consideravelmente com o período de isolamento social, uma vez que as vítimas já estão em relacionamentos abusivos e violentos mas, agora passam a ficar muito mais tempo perto do agressor.

O coordenador do CREAS, Aldrin Duarte, explicou a diferença do atendimento do CRAS e do Creas, relatando que o CRAS faz a prevenção e o CREAS é quando a violência de fato aconteceu.

De acordo com a presidente dos Direitos da Mulher, Rosângela Schneider Ristow, denúncias de violência contra mulher e qualquer outra violação aos direitos humanos podem ser feitas pelos canais de atendimento da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH). O Disque 100 segue ativo e com canal específico para atender a queixas relacionadas à pandemia do coronavírus.

O serviço conta, agora, com o reforço do aplicativo Proteja Brasil, disponível gratuitamente para os sistemas iOs e Android. O cadastro é simples e rápido. A denúncia é processada imediatamente, na mesma central de atendimento do Disque 100. Baixe o app através do site protejabrasil.com.br

Outra forma de registrar denúncias é por meio da Ouvidoria Online, disponível no link: https://bit.ly/2Rai8Zw. A queixa também será recebida pela mesma central de atendimento do Disque 100. Para casos de urgência chamar a Polícia Militar pelo número de telefone 190.

E quem tem celular com sistema operacional Android pode baixar o aplicativo Direitos Humanos BR. O app é uma nova plataforma digital para receber denúncias, solicitações e pedidos de informação sobre temas relacionados a direitos humanos e família. O novo aplicativo ajuda a combater um triste reflexo do confinamento: o aumento da violência doméstica.

Vale ressaltar, que orientações e dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone do Conselho Municipal da Mulher (47) 3185-2014.

Texto: Juliano Bertoldi

Secretária de Comunicação: Maila Santos SC 01773/JP