Alunos com necessidades educativas especiais recebem atividades lúdicas para estimular a aprendizagem

26/05/2020 - 13:33h

Os 34 alunos com necessidades educativas especiais da Escola Municipal Professora Rosa Maria Xavier de Araújo, no bairro de Meia Praia, estão recebendo atividades lúdicas desenvolvidas pela professora Amanda da Costa Assunção Moreira, da Sala de Recursos Multifuncionais (AEE). que realiza o Atendimento Educacional Especializado, no intuito de despertar o conhecimento e estimular a aprendizagem.

A professora Amanda explica que muitos alunos são comprometidos e precisavam de um material que alcançasse as necessidades deles.  “Criamos um grupo no WhatSapp e os que não têm acesso à Internet, faço as ligações telefônicas e os pais vêm buscar as atividades”, explicou.

Os materiais são elaborados conforme o laudo médico, afinal cada aluno tem diferentes necessidades educacionais. “Todo o trabalho desenvolvido é baseado nas dificuldades e potencialidades dos alunos com necessidades educativas especiais. Para a avaliação das atividades, peço vídeos dos alunos, contando sempre com o apoio das agentes de educação e principalmente dos pais que acompanham a execução das tarefas”.

O diretor da Escola, Marcos Fabricio R. Bittencourt, mencionou sobre a preocupação da escola com a qualidade de vida e de ensino dos alunos. “A equipe está se empenhando ao máximo para dar todo o suporte necessário aos alunos e pais e, ao mesmo tempo, aprendendo a superar os desafios de ensinar diante desta pandemia”, afirma o diretor.

A professora Amanda se colocou à disposição dos pais para auxiliar e prestar todos os esclarecimentos, destacando sempre a importância de cada material que é específico para cada aluno. “E assim vamos nos adaptando a essa nova realidade. Focamos no conhecimento, na criatividade e na boa vontade de colaborar com os nossos alunos com necessidades educativas especiais, para que tenham qualidade no ensino”. finaliza a professora.

Texto: Vânia Voltolini SC 01057 JP