Campanha de vacinação contra a gripe não atinge meta na segunda e terceira fase em Navegantes

28/05/2020 - 14:18h

Faltam apenas 7 dias para finalizar a Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza, o vírus da gripe. O balanço parcial da Secretaria de Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica indica que o município não alcançou a meta de imunizar 90% do público-alvo durante a campanha. A cobertura vacinal atingida na cidade foi de 69,17%.

Os números oficiais e cobertura por grupos prioritários são: crianças de 6 meses e menores de 6 anos – não alcançou a meta num percentual de 22,44%; Gestantes – não alcançou a meta, registrando 23,20%; Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) – 16,76%; Adultos de 55 a 59 anos, professores das escolas públicas e privadas – 46,90%; Profissionais da Saúde – alcançou a meta com 91%; Idosos -  ultrapassou a meta com um percentual de 135,52%.

A segunda etapa da terceira fase da Campanha de Vacinação contra o Influenza está sendo destinada para os adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas no período de 18 de maio a 05 de junho. As doses restantes estão disponíveis para serem aplicadas na população em geral, inclusive para as pessoas dos grupos prioritários que ainda não se vacinaram. A população alvo, ainda não vacinada, deverá procurar as Unidades Básicas de Saúde mais próximas das suas residências que dispõem de sala de vacinação.

As Unidades Básicas de Saúde que dispõem de salas de vacinação são as seguintes as UBSs de: Gravatá, São Domingos II, Nossa Senhora das Graças, Porto das Balsas, Machados, Escalvados, São Domingos I, Verde Mar e São Pedro que estão imunizando o público prioritário. Já o público da Unidade Básica Central deverá procurar as Unidades Básicas do São Pedro ou Verde Mar diante do afastamento da vacinadora.

Confira a população alvo que ainda poderá ser vacinada:

Idosos, crianças de 6 meses e menores de 6 anos, pessoas com deficiências, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivos, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento, adolescentes sob medidas socioeducativas e pessoas com doenças crônicas.

Vânia Voltolini SC 01057JP

Download das fotos em alta resolução

Aguarde