Navegantes recebe sistema desenvolvido pelo Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres

04/06/2020 - 19:20h

Nesta quinta-feira (04), a Secretaria de Saúde de Navegantes recebeu a instalação de um novo sistema desenvolvido pela Defesa Civil do Estado, através do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd). Essa nova ferramenta online servirá para a Secretaria organizar as informações de todos atendimentos realizados pelo município, em especial neste momento casos decorrentes a Covid-19, com maior rapidez e eficiência, além de realizar o acompanhamento e planejamento ao combate do novo coronavírus.

Navegantes é o quarto município que recebe a capacitação para utilizar o sistema, e faz parte de um grupo em que o Cigerd atende, as 11 cidades que compõem a Foz do Rio Itajaí. As ações estão em conjunto com a Rede de Pesquisa e Estudo sobre Risco e Desastre na Foz do Rio Itajaí (REPEDfri). O grupo engloba profissionais da Universidade do Vale do Rio Itajaí (Univali), Universidade do Estado de SC (Udesc), Instituto Federal de SC (IFSC) e Instituto Federal Catarinense (IFC).

O coordenador regional da DCSC de Itajaí, Daniel Bazanella Cardoso, explica que o sistema já está implantado na rede municipal, foi apresentado a equipe de saúde e posteriormente criado os acessos para a plataforma. “Através do pedido feito pelo prefeito Emílio Vieira, foi possível implantar o sistema em Navegantes e com isso vai otimizar o trabalho da Saúde”, comenta.

De acordo com a secretária-ajunta de saúde, Elizama Lopes, a rapidez em transferir as informações para o sistema online é essencial nesse momento de pandemia, em que existe uma demanda maior de serviços.

Texto: Juliano Bertoldi

Secretária de Comunicação: Maila Santos SC 01773/JP