Educadores criam novas possibilidades na aprendizagem dos alunos especiais

10/06/2020 - 18:33h

Um novo cenário na Educação diante da Pandemia modificou a rotina dos professores, pais e alunos. Os educadores tiveram de parar e repensar a forma de levar o conhecimento. Baseado nos depoimentos dos professores da Rede Municipal Ensino, o maior desafio da categoria foi além da adaptação de utilizar as ferramentas tecnológicas para transmitir o conteúdo escolar, e sim de buscar inspiração para despertar o interesse do aluno neste novo processo de aprendizagem, estabelecendo vínculos por meio de bons sentimentos: vontade de aprender, alegria e empatia.

Na Escola Municipal Professora Badia de Faria, localizada no bairro Hugo de Almeida, interior do município, a agente Vanessa Cristina Latzke, emocionou a direção da escola e toda a equipe de educadores ao utilizar as suas habilidades para levar conhecimento e amor para o aluno Wesley Souza da Silva, aluno do 9º ano da escola. “ Foi emocionante a participação do aluno juntamente com seus familiares. O nosso aluno conseguiu desenvolver as atividades com muita dedicação. Em  todas as atividades, o aluno Wesley escreveu, leu com ajuda, montou, coloriu e o mais gratificante sorriu,” relata.

Foram elaboradas atividades no intuito de desenvolver a coordenação motora fina, juntando as atividades dos professores regentes, vídeos com músicas para ensinar as vogais, vídeos para os familiares compreenderem o que é TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade), levando esse conhecimento facilita a forma de agir com o aluno no processo de aprendizagem.

A diretora da escola, Luana Fonseca, conta que há muito tempo Wesley não sorria de um jeito tão especial.“ Mesmo num momento difícil na sociedade, essa fase de pandemia, os agentes de Educação Especial, estudaram várias metodologias, pesquisaram novos recursos, levando assim a melhor forma de ensino através da tecnologia. No vídeo elaborado pela agente Vanessa Cristina é possível observar que cada detalhe foi feito com muito amor e carinho para despertar o melhor do aluno,” destaca a diretora.

A agente Vanessa Cristina Latzke relata também sobre oportunidade de conhecer mais de perto a realidade do aluno e da família.  “ Com as adversidades e na busca por uma alternativa os educadores se aproximaram da família do estudante, criando novos laços, uma aproximação sempre tão sonhada pelos educadores aconteceu de maneira mais intensa numa pandemia. Ao estabelecer esse vínculo ficou muito claro escola e família trabalhando juntos o resultado é muito melhor, um exemplo foi Wesley que aprende e desenvolve as suas atividades de maneira mais positiva quando está rodeado de afeto,” finaliza a educadora.

Vânia Voltolini – SC 01057 JP