Arraiá Virtual marca as festas de Junho e Julho nas escolas municipais

24/06/2020 - 13:09h

As tradicionais festas de junho e julho em tempos de pandemia estão acontecendo virtualmente. De acordo com os profissionais da Educação, com o distanciamento social, os alunos têm sofrido com a ausência das interações, principalmente na Educação infantil, nesta fase a criança aprende e se desenvolve por meio de Interações e das brincadeiras com seus pares.

A coordenadora da Educação Infantil, Ana Rubia do Amaral, destaca que no período das festas juninas, uma festa tradicional em nosso país, os educadores da Rede Municipal de Ensino surpreendem a cada dia ao reinventar-se, oferecendo o seu melhor para atender as crianças, sendo assim, as festas juninas vão acontecer em aulas virtuais, por meio de vídeo chamadas, troca de fotos e vídeos, entrega de lembrancinhas temáticas, de forma escalonada, garantindo o protocolo de prevenção.

“Atualmente, com o intuito de incluir todas as famílias, tratamos como a “Festa da colheita e da partilha” onde enfatizamos diversos valores ao comemorar de forma muito alegre e colorida essa data, mas esse ano tudo está diferente e infelizmente as festas não vão acontecer como de praxe, porém isso não nos impede de levar a alegria, amor e o colorido que existem nos arraiais“, explica a coordenadora.

Com o objetivo de aproximar as crianças da Educação Infantil, o momento será vivido de forma online nos CMEI`s, com atividades que estão na plataforma digital, ligadas nesta época festiva.  A partir das atividades através da internet, algumas escolas fizeram sugestões - conforme a realidade e possibilidades de cada família.

Um exemplo é a equipe do CMEI Prof. Maria dos Navegantes Ramos, localizada no bairro Volta Grande, que para festejar o dia de São João (24/06), a equipe realizou um "Arraiá Virtual" com a participação de funcionários, pais e alunos do CMEI, via grupos de WhatsApp. com o tema “Festa no interior é bão demais, SÔ!”

A gestora escolar, Gizandra Primon, explica que foram entregues às crianças lembrancinhas juninas (pipoca, paçoca e uma mensagem de gratidão e união às famílias por toda a parceria neste período de quarentena), as mesmas foram retiradas pelos pais na Unidade Escolar, obedecendo as regras de prevenção estabelecidas pelas autoridades de saúde.

Com as fotos enviadas nos grupos, a equipe realizou vídeos das crianças, pais e funcionários, que foram postados nos grupos para interação. Além dos vídeos as professoras lançaram desafios para os alunos como:  pescaria virtual, corrida do ovo na colher, ditado junino, vídeo chamada, além de incentivar o acesso as atividades da plataforma. “Estamos tendo um bom retorno das famílias, o nosso intuito é manter o vínculo familiar com a escola, desta forma, conseguimos nos aproximar ainda mais, manifestando a nossa saudade dos nossos pequenos e levar um pouco de amor e carinho para a casa de cada família!, “ enfatiza a gestora.

Vânia Voltolini SC 01057 JP