Prefeitura de Navegantes cria projeto de apoio à saúde mental do trabalhador em situação de Isolamento social na pandemia

08/07/2020 - 21:46h

Com o início da situação emergencial em que o município se encontra ocasionado pela pandemia do COVID-19, os servidores públicos acima de 60 anos ou pertencentes ao grupo de risco tiveram que ser afastados dos seus postos de serviços.

A secretária Municipal de Saúde, Claudete Hermógenes, identificou que é importante que sejam criadas estratégias de apoio para esses servidores como forma de cuidado e prevenção à saúde mental. Para isto, em acordo com a psicóloga Jaqueline de Paula, foi criado um projeto de apoio para os servidores com interesse de realizar escuta, acolhimento e orientação de cuidados via telefone ou WhatsApp pelo número (47) 99628-6162, além de encontros presenciais, cumprindo com as normas de biossegurança recomendadas pelo Ministério da Saúde, com duração de 1h, no período matutino, que será realizado no espaço do CIC, para aqueles que tiverem disponibilidade, interesse e se sentirem seguros.

A psicóloga Jaqueline de Paula, afirma que essa experiência como um todo pode contribuir para minimizar os impactos produzidos pelo isolamento social, pois as dificuldades que estão presentes no dia a dia dos trabalhadores, podem ficar ressaltadas durante a crise. O projeto terá início na segunda-feira dia 13 de julho de 2020.

A Secretaria de Saúde convida o servidor que esteja em isolamento social e que sente a necessidade de acompanhamento psicológico, para que entre em contato e seja atendido pelo projeto.

Outros telefones úteis:

Alô Saúde: Para a população que esteja com sintomas da Covid-19 ou outros problemas simples de saúde podem buscar orientações através do telefone (47) 3185-2388 de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Central de Apoio Emocional: o atendimento tem o objetivo de acolher e oferecer suporte às pessoas em situação de sofrimento no enfrentamento da pandemia, contando com profissionais da psicologia. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Os telefones para os atendimentos são 3185-2255 /3185-2256.

Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) - Central de Monitoramento de Pacientes: Informações e orientações de pacientes em acompanhamento podem ser esclarecidas nos telefones: WhatsApp (47) 99922-1239 ou 3185-2405, 3185-2406, 3185-2407 e 3185-2408.

Texto: Juliano Bertoldi

Secretária de Comunicação: Maila Santos SC 01773/JP