Prefeitura retira cerca de 1.050 toneladas de entulhos das ruas no mês de julho e pede colaboração da população

05/08/2020 - 16:55h

Descartar entulhos na rua é uma prática que acarreta em muito trabalho para as equipes de limpeza urbana e vários transtornos para a população, principalmente no período de chuvas. A Prefeitura de Navegantes através da Secretaria de Obras faz um trabalho diário de limpeza e desobstrução das vias, mas precisa da ajuda da população. Galhos de árvores, entulhos de construção e até eletrodomésticos são exemplos do que é encontrado pelas equipes.
De acordo com o secretário da pasta, Arlindo Nunes Barboza, no mês de julho foram retiradas cerca de 1.050 toneladas. "Até vaso sanitário já foi encontrado. É preciso lembrar que todo lixo descartado irregularmente nas ruas vai parar dentro dos reservatórios e o resultado é o alagamento de ruas e avenidas da cidade, problema que, juntamente com a impermeabilização do solo, está ligado diretamente à falta de conscientização de boa parte da população", afirma.
Vale ressaltar que a Secretaria não é responsável pelo recolhimento de entulhos, o que está sendo feito é tentar sanar os pontos viciados.
A fiscalização do descarte irregular de entulho de qualquer natureza em vias, passeios, canteiros, jardins e áreas e logradouros públicos pode ser feita por todos. A pessoa solicitante deve ligar para o número de telefone (47) 3185- 2001 e indicar o local que possui depósito frequente de entulho (ponto viciado) para que a fiscalização se programe para tentar flagrar os infratores e autuá-los.

Veja algumas orientações para a população ajudar a administração pública a manter a cidade limpa:

• Não jogue lixo em vias públicas. Não custa lembrar: lugar de lixo é na lixeira.
• Em casa, acondicione o lixo doméstico em sacos plásticos devidamente amarrados, com o cuidado de não exceder a capacidade de peso e volume.
• Coloque os sacos de lixo em frente de sua residência apenas nos dias de coleta.
• O material proveniente de sobras de construção, entulho de obras ou demolições, ou mesmo uma pequena reforma, é de responsabilidade do gerador. Portanto, antes de iniciar a obra, contrate uma empresa credenciada para fazer o recolhimento, o transporte e a destinação correta e, assim, evitar o acúmulo de resíduos em via pública.

Texto: Juliano Bertoldi
Secretária de Comunicação: Maila Santos SC 01773/JP