ECONOMIA - Navegantes registra maior expansão do PIB em SC

19/06/2012 - 02:14h

Navegantes registra maior expansão do PIB em SC
Soma das riquezas do município saltou de R$ 709,24 milhões para R$ 911,39 milhões, uma variação de 28,5%.

Navegantes – Das 30 cidades mais ricas de Santa Catarina, Navegantes foi a que teve a maior expansão do Produto Interno Bruto (PIB) em 2009 – ano dos últimos dados disponíveis, revela levantamento realizado pelo Noticenter a partir de informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A soma das riquezas do município saltou de R$ 709,24 milhões para R$ 911,39 milhões, uma variação de 28,5%.
Navegantes teve o crescimento do PIB maior até mesmo que a cidade de Balneário Camboriú - segunda colocada, que é o principal destino turístico do litoral sul do Brasil. Em se falando do valor do PIB, Joinville segue com a maior economia do Estado, no entanto com variação inferior a de Navegantes, apenas de 0,9%, passando de R$ 13,21 bilhões para R$ 13,34 bilhões.
Conforme o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Navegantes, Antonio Carlos Carmona, a expansão do PIB navegantino se deve, principalmente, à implantação do porto no município. Desde o começo de seu funcionamento, houve um aumento nas atividades ligadas à exportação e importação das empresas estabelecidas na região, fornecedores e prestadoras de serviço, assim como as atividades ligadas à indústria naval.

Investimentos
O secretário cita como exemplo a instalação do Estaleiro Navship e a compra do Estaleiro TWB pela empresa de Cingapura Keppel Singmarine, que fizeram com que gerasse um investimento bastante significativo nesse segmento.
Para Carmona, a expectativa para os próximos anos é que a expansão da riqueza do município continue, tendo em vista os recentes contatos com grandes empresas interessadas em iniciar atividade no município, como por exemplo, a holandesa Huisman, empresa produtora de embarcações e equipamentos usados na exploração de petróleo, que deverá gerar 500 empregos diretos e cerca de 2 mil empregos indiretos. Assim como o incremento no investimento da empresa Keppel, que gira em torno de R$ 130 milhões e deverá gerar de 600 a 700 empregos diretos ainda nesse ano.
A multinacional Lear Corporation, empresa fabricante de chicotes elétricos para carros, instalada em Navegantes, também estará aumentando seu volume de produção, gerando até dezembro de 2012 cerca de 2 mil empregos.
“Estaremos desenvolvendo, ainda, trabalhos em parceria com a Secretaria do Turismo para desenvolvimento de atividades no setor turístico da cidade, como a instalação de uma grande rede de hotéis para atender o turismo de negócio de lazer, como também a possibilidade de atender o turismo rural. Estaremos debatendo com as demais representantes de outros seguimentos para que possamos diversificar as atividades econômicas de uma forma planejada, gerando mais emprego e renda para o município”, concluiu o secretário.