Prefeitura de Navegantes inova na gestão escolar com implantação de software livre

09/04/2014 - 17:41h

Na terça-feira (08), o município de Navegantes fez lançamento oficial do novo sistema de gestão escolar, que será implantado na rede de ensino Municipal. Trata-se do software público i-Educar, um sistema totalmente web que possibilita a gestão das informações de ensino e pedagógicas das unidades escolares, como matrícula de alunos, notas e faltas, boletins e históricos escolares, bem como a gestão administrativa integrada da Secretaria de Educação com o controle das unidades escolares, servidores e docentes e o acompanhamento em tempo real das informações movimentadas pelas escolas.
Segundo Emmanuel de Borba, responsável pela área de Tecnologia da Informação do Município, finalmente foi possível chegar ao nível de maturidade de um software livre que trará melhorias significativas tanto na gestão, quanto na transparência da administração da educação municipal. A implantação deste sistema só será possível graças ao projeto da rede privada de dados, que levará internet em alta velocidade para todas as escolas municipais. O software, i-Educar, vai proporcionar uma forma mais organizada de trabalho, padronizando documentos e processos em toda a rede de ensino. Ele irá permitir uma aproximação dos pais, alunos e responsáveis das informações escolares, com a escola através de uma área de acesso, via internet, onde poderão interagir usando a ferramenta, seja de casa ou no escritório, usando o computador, smartphone ou tablet. Os pais e alunos poderão consultas o boletim de forma eletrônica e também informações referentes ao histórico dos alunos. “Pretendemos ainda, incluir a comunicação por SMS (mensagens de texto), podendo ter um alcance de 100% da comunicação da escola com as famílias do Município que possuam filhos matriculados”, ressaltou Emmanuel.
Nos dias 10 e 11 de abril, as secretárias escolares receberão treinamento e deverão começar a utilizar o novo sistema a partir do dia 22 de abril.
Segundo Tiago GIusti, administrador da empresa Portabilis e responsável pelo treinamento, o i-Educar é um software público, e tem o apoio do Governo Federal. A implantação deste sistema gera independência tecnológica ao ente, já que a contratação é focada na prestação de serviços e não aquisição de licenças de uso, e após implantado, o sistema e banco de dados passam ser de domínio do Município, não sendo dependentes diretamente da empresa. Além disso, as melhorias efetuadas pela empresa mediante a contratação com o Município são devolvidas a um portal de soluções mantido pelo Governo Federal, chamado Portal do Software Público (www.softwarepublico.gov.br), beneficiando e gerando oportunidades e capacidades para Municípios de todo o Brasil.