Saúde intensifica combate à dengue em Navegantes

15/04/2014 - 20:17h

Navegantes – A Secretaria de Saúde de Navegantes, através da Vigilância Epidemiológica, chama a atenção da população para que se tenha o máximo de cuidado para que não aconteça a proliferação do mosquito da dengue na cidade, principalmente em locais de alagamento e que se mantém com água parada. Recentemente, foi encontrado um foco do mosquito no bairro São Domingos I, mas os Agentes de Saúde estão visitando todas as casas, num raio de 300 metros, para orientar, fazer a vistoria e controlar a situação.
De acordo com o Secretário da Saúde de Navegantes, Dr. Samuel Paganelli, Navegantes, assim como outras cidades do Estado, está realizando um trabalho intensificado no combate à dengue. Atualmente, existem 262 armadilhas, distribuídas em diversos pontos do município, que são acompanhadas semanalmente pelos agentes de saúde. Os principais locais de acompanhamento são cemitérios, borracharias, ferro velho, lojas de materiais de construção, e até mesmo residências que apresentam pontos com água parada.
Ele explica que o setor está trabalhando diariamente no combate ao mosquito, mas necessita da colaboração dos moradores para conseguir um resultado 100% positivo no controle do inseto transmissor da doença.
A Secretaria está trabalhando também na conscientização da população quanto aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito. O secretário ressalta que alguns focos podem ser encontrados onde menos se espera, como bordas de piscina, vasos sanitários muito tempo sem serem utilizados (geralmente de casas de praia), pneus deixados ao ar livre e vasos de plantas com água.
“É muito importante que os moradores se previnam, tomando os cuidados necessários, como por exemplo, manter a piscina constantemente limpa e tratada, lavar a vasilha dos animais com água corrente e sabão, manter fechado o vaso sanitário e não colocar recipientes que acumulem água nos cemitérios. Além disso, orientamos às pessoas que ao observarem uma situação de risco, denunciem para a Secretaria da Saúde através do telefone (47) 3342 9811 ou 3342 9826. A dengue pode matar e, por isso, temos que juntos combatê-la”, ressaltou.
Como evitar a proliferação
O Ministério da Saúde recomenda que não sejam utilizados vasos de flores ou plantas com água acumulada, tapar as caixas d'água, manter o quintal livre de pneus, copos, latas e quaisquer recipientes que possam acumular água, amarrar os sacos plásticos e procurar deixar a lixeira sempre fechada.
Também é recomendado que seja evitado  jogar lixo próximo a bueiros. Se eles entupirem, poderão formar poças de água que facilitarão a proliferação do mosquito. E se for necessário manter recipientes com água para o abastecimento da casa, deixe-os muitos bem fechados, para evitar a entrada do mosquito.
 

Download das fotos em alta resolução

Aguarde